Vallourec mobilizada na prevenção e combate a incêndios florestais

Para auxiliar na detecção mais ágil de focos de queimadas, empresa tem um centro de monitoramento em tempo integral cobrindo extensa região no estado de Minas Gerais
05/10/2021
Environment

A combinação de fatores como baixa umidade do ar e altas temperaturas tem contribuído para o aumento expressivo do número de queimadas. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, um incêndio é registrado a cada três minutos em Minas Gerais. Até setembro, mais de 9 mil focos foram detectados no estado – número 4,5% superior ao total de 2020. Só no mês de agosto, houve mais de 35 casos nas áreas pertencentes à Vallourec – unidade Florestal.

Segundo o gerente de Silvicultura da unidade, Bernardo Pereira, o surgimento dos focos está, muitas vezes, relacionado à utilização de queimadas para formação de pastos e a incêndios criminosos. “Além dos danos econômicos, temos também grandes prejuízos para a fauna e flora, sempre encontramos animais silvestres mortos depois dos incêndios, por exemplo. Outro ponto é o risco para a comunidade, que fica exposta à fumaça e aos prejuízos causados pelo fogo”, pontua Bernardo. 

Investimentos

Para evitar o avanço das queimadas, todos os anos a Vallourec – unidade Florestal investe em ações de prevenção e combate a incêndios florestais. Os investimentos são utilizados na construção de aceiros, no treinamento de equipes, na manutenção de caminhões pipas e dos equipamentos de combate, como bombas costais, abafadores e sopradores.

Além disso, em 2020, a Vallourec implementou um moderno centro de monitoramento onde as fazendas localizadas em diferentes regiões do estado de Minas Gerais são observadas, em tempo real. “A tecnologia dos equipamentos da central de videomonitoramento nos permite detectar incêndios com muito mais agilidade, já que as câmeras cobrem um raio de até 40 km no entorno das torres de observação, e com muito mais segurança para o trabalhador que a opera. A central ainda é equipada com aparelhos que facilitam a comunicação entre os membros da equipe, que são informados com mais rapidez sobre os focos, reduzindo o tempo entre a detecção e o início do combate e, consequentemente, diminuindo a área queimada”, explica o coordenador de Silvicultura da unidade, Márcio Ferreira. 

Multiplicadores do bem

A Vallourec também trabalha ações de conscientização das comunidades ao redor das unidades da empresa. Para isso, moradores locais são mobilizados para atuarem como multiplicadores por meio do Programa de Educação Ambiental da empresa. “O apoio é essencial, já que muitas queimadas poderiam ser evitadas. Por meio de peças educativas e até da instalação de faixas e cartazes, sensibilizamos a população, que é convidada a trabalhar em parceria com a Vallourec na prevenção de incêndios”, defende a analista de Meio Ambiente da Vallourec, Thaise Souza.