Acessórios VAM® 21: Validados para diferentes combinações de materiais

O VAM®21 proporciona aos clientes maior desempenho e segurança devido às diferentes combinações de materiais para conjuntos de acessórios equipados com conexões VAM®21.
16/05/2022
VAM

Cada coluna em um poço de petróleo e gás é composta não apenas de tubos, mas também de vários tipos de acessórios tubulares que fazem parte do projeto do poço, que contribuem para a sua integridade. Na maioria dos casos, esses acessórios são conectados ao resto da coluna pela mesma conexão rosqueada nos tubos. No entanto, o material de aço pode variar, exigindo, em alguns casos, validações específicas. A Vallourec testou e validou recentemente a combinação de diferentes materiais para acessórios equipados com conexões VAM®21, proporcionando aos clientes um desempenho de produção seguro e confiável. 

Os acessórios OCTG são um componente importante de cada poço. Dependendo da necessidade, os acessórios OCTG conectam o revestimento e a completação no poço, auxiliam na execução de tubos ou personalizam a coluna de produção para otimizar a eficiência do produto. 

Na maioria dos casos, esses acessórios são conectados aos tubos aproveitando a mesma conexão e fornecendo as mesmas propriedades mecânicas que o resto da coluna. No entanto, o material usado para fabricar os acessórios é na maioria das vezes diferente do material usado para fabricar os tubos, fornecendo uma Resistência Mecânica inferior, superior ou constituído por um grau de aço totalmente diferente. Por exemplo, suspensores de revestimento ou acessórios de completação podem ser fabricados em Inconel e feitos com revestimento de aço carbono ”Sour Service”. Esta variação de material se deve ao processo de fabricação diferente dos acessórios (forja), bem como ao uso de classes proprietárias que correspondem aos equipamentos utilizados pelas companhias de serviço. 

Nesses casos, os operadores esperam um suporte confiável do fabricante, desde a fase de projeto do acessório até sua fabricação, para garantir a integridade do poço e a execução suave do projeto, pois a fabricação do acessório é frequentemente submetida a restrições de prazo apertadas. No entanto, a maioria dos fabricantes da indústria não fornece resultados de testes de montagem de acessórios, deixando uma variável desconhecida. 

A fim de fornecer aos operadores uma prova tangível do desempenho dos acessórios VAM® 21, seja para perfuração, revestimento ou para aplicações de completação, as equipes de Pesquisa e Desenvolvimento VAM® foram além das práticas padrão e realizaram avaliações técnicas completas e testes das roscas de interface VAM® 21 mais comuns encontradas em cabeças de poço, revestimentos/liners e equipamentos de completação. Entre as roscas de interface avaliadas e testadas estavam algumas das mais exigentes do setor, entre elas:

  • Suspensor de revestimento fabricado em aço de baixa liga compatível com NACE (4130, F22) com material MYS de 80 ksi feito com um material de revestimento de aço carbono MYS de 125 ksi. Neste caso, a conexão VAM® 21 precisava demonstrar sua adaptabilidade a uma alta incompatibilidade YS entre os lados do pino e da caixa.
  • Suspensor de revestimento de alta resistência fabricado em Inconel 120 ksi MYSconectado com um suspensor de revestimento de Sour Service de 110 ou 125 ksi. Neste caso, o VAM® 21 precisava demonstrar sua capacidade de ser montado corretamente, mesmo com material sensível à abrasão, como o suspensor de tubulação Inconel 718.
  • VAM® 21 em coluna de completação fabricada em Inconel conectado com aço 125 ksi MYS. Neste caso, o VAM® 21 precisava demonstrar sua adaptabilidade a um material sensível ao desgaste adesivo (i Inconel 625 em um aço de baixa liga F22).
  • Roscas VAM® 21 integradas em equipamentos de completação, como mandris, subs ou cruzamentos, com ranhuras, ângulos de transição ou rebaixos de Diametro Interno/Externo próximos à rosca do pino ou caixa VAM® 21. Nesses casos, a VAM® precisava demonstrar sua capacidade de integrar design complexos, mantendo níveis de desempenho de iguais.

Todos os casos acima foram avaliados, testados e/ou validados com sucesso de acordo com os mais recentes padrões internos da Vallourec – FEA, bem como com os padrões internacionais, como API 5C5-2017. Os testes realizados incluíram testes completos de aperto e desaperto, testes de selabilidade em escala real e testes de carga limite em escala real.

Os resultados confirmaram o alto desempenho e robustez do VAM® 21 nas condições listadas acima com uma forte capacidade de adaptação a cada caso específico. O design da VAM® 21 é, portanto, oficialmente validado para para a maioria das aplicações de Óleo e Gás a que se destina. 

Além da confiabilidade fornecida por esses resultados recentes, os operadores podem contar com o apoio técnico e de fabricação da VAM® em qualquer lugar do mundo. 

Graças à sua extensa rede de centros de fabricação, a Vallourec é capaz de conectar a VAM® 21 em qualquer equipamento nos principais centros de petróleo e gás (EUA, México, Brasil, Reino Unido, França, Arábia Saudita, Dubai, Singapura, China). 
Devido ao conceito de Célula de Conexão Única, que oferece uma solução econômica com prazos de entrega curtos, a Vallourec tem fornecido soluções para as principais empresas de serviços..

Além disso, 137 Licenciados VAM® localizados em 49 países em todo o mundo estão atualmente qualificados para fabricar conexões VAM® – a maioria deles qualificados para fabricar conexões VAM® 21. Os Licenciados VAM® incluem oficinas locais, próximas das operações do cliente que são capazes de fornecer um serviço reativo em termos de reparo de tubos ou fabricação de pequenos acessórios, como pup joints ou crossovers. Os principais OEMs, como os fabricantes de cabeça de poço ou os fabricantes de equipamentos de completação que precisam integrar as conexões VAM® dentro de seu próprio projeto de equipamento, também estão listados como Licenciados VAM®.

Encontre aqui o Licenciado VAM® mais próximo das suas operações

Todos os Licenciados VAM®  estão comprometidos em fabricar conexões VAM® de acordo com os mesmos padrões técnicos e de qualidade. Para garantir que esses padrões sejam atendidos, a VAM® Services faz auditorias regulares e fornecem suporte e treinamento a todos os Licenciados. Isso inclui:

  • Acesso online à documentação técnica necessária para fabricar conexões VAM®.
  • Acesso a conjuntos de medidores calibrados (mais de 9.000 conjuntos) disponíveis graças a 10 depósitos de medidores VAM® em todo o mundo e a vários centros de calibração. Os medidores geralmente são fornecidos dentro de algumas horas após a solicitação, no máximo 96 horas depois.
  • Uma avaliação técnica realizada pelo menos anualmente, consistindo em uma auditoria no local realizada pela equipe de auditores da VAM® Services.
  • Qualificação do produto no local
  • Um suporte técnico diário assegurado pela equipa de auditores da VAM® Services e pela equipe de Suporte Técnico da VAM®. A assistência Mr. Help processa em média 250 perguntas por mês.

A melhor experiência da categoria

Desde projetar e testar conexões até fornecer assistência na execução no local, a VAM® se orgulha de fornecer aos seus clientes soluções seguras e confiáveis, independentemente de suas necessidades, a qualquer momento e em qualquer lugar. Com a mais recente validação de conjuntos de acessórios em diferentes materiais, a VAM® cobre uma gama ainda maior de necessidades do cliente, proporcionando-lhe segurança sobre a integridade e o desempenho do seu poço.