A experiência em revestimentos da VTS é um diferencial importante para projetos de tubulares no Brasil


A Vallourec Tubular Solutions (VTS) no Brasil se destaca como a planta da Vallourec para o fornecimento de serviços de revestimento de tubos para projetos rigorosos. Reforçada por décadas de excelência em engenharia e certificações de alto nível do grupo, a VTS cria tecnologias confiáveis e cruciais em revestimento para projetos de tubulares. Para aprender mais sobre as capacidades exclusivas, parcerias importantes e impacto de mercado da VTS, conversamos com três especialistas.
Revestimentos são materiais selecionados por suas propriedades protetivas que são aplicados em tubulares antes de serem enviados aos operadores. Revestimentos de alta qualidade são indispensáveis, visto que revestimentos internos e/ou externos são essenciais para prevenir corrosão e minimizar desgaste em tubos no setor de óleo e gás. “Tubulares usados em projetos offshore precisam suportar condições extremamente severas”, afirma João Luiz Santos, Gerente de Qualidade na VTS. “Nosso trabalho é oferecer revestimentos especializados que protejam os tubos e aumentem a vida útil do produto.”
Atualmente, a VTS realiza atividades de revestimento em duas fábricas de revestimento que trabalham em conjunto. A primeira está localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, e a segunda, em Vitória, Espírito Santo. A instalação de Belo Horizonte está localizada na usina da Vallourec no Barreiro, enquanto a fábrica de Vitória está localizada próximo a costa, facilitando a expedição de produtos acabados aos portos. Juntos, esses dois locais são os motores que impulsionam as capacidades de revestimento de tubulares da Vallourec.
“A nossa fábrica Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (VSB) em Belo horizonte está situada a poucas horas do Espirito Santo, explica João Luiz. “Com esses locais próximos um do outro, somos capazes de otimizar colaboração e eficiência. Também conseguimos garantir altos níveis de rastreabilidade para tubos das nossas usinas siderúrgicas às usinas de revestimento. Tudo isso resulta em uma oferta integrada de revestimentos da VSB/VTS fundamentada em expertise e controle de qualidade muito fortes”.

A unidade da VTS no Espírito Santo reveste tubulares com diâmetro externo (DE) de 6” a 20”, com comprimentos variando de 8,3 a 18 m, enquanto a unidade de Belo Horizonte abrange DEs de 2” a 14”. A capacidade máxima integrada é de cerca de 2.000.000 m² por ano. Ambas as unidades aplicam quatro tipos de revestimento:
- 3LPE – Polietileno de 3 camadas
- 3LPP – Polipropileno de 3 camadas
- 3LPS – Poliestireno de 3 camadas (marca ULTRA™)
- FBE – Fusion Bonded Epoxy (camada simples ou camada dupla)

Certificação e conhecimento de ponta inigualáveis
A qualidade está no coração das atividades de revestimento da VTS, com ambas as unidades possuindo certificações que confirmam a excelência e a sustentabilidade de sua produção. Além de possuir certificação na norma de segurança ISO 18001, a VTS possui certificação ISO 9001, uma norma de gestão da qualidade. Ela também recebeu a certificação ISO 14001, que avalia e controla impactos ambientais. Finalmente, a VTS é a única empresa privada de revestimentos no Brasil que possui laboratório com certificação ISO 17025, a norma mais alta de controle de qualidade.
No mesmo nível dessas certificações, as pessoas responsáveis pelos laboratórios de teste da VTS são especialistas com décadas de experiência. Todos os inspetores de qualidade da VTS possuem treinamento de acordo com as normas de revestimento NACE aplicáveis. A equipe principal de qualidade possui certificação NACE 2. “Essa expertise abrangente serve como benchmark para outras empresas de tubulares, muitas das quais pedem para a VTS avaliar seus revestimentos”, explica Gustavo Pinheiro, Gerente-Geral na VTS. “Como resultado, a VTS também se tornou um prestador de serviços de laboratório e de revestimento.”


Construindo parcerias com líderes do setor
Graças à sua localização litorânea estratégica, certificações incomparáveis e expertise de longa data, a fábrica do Espírito Santo desenvolveu uma parceria com a Shawcor. Líder mundial em revestimentos para tubulares, a fábrica de revestimentos da Shawcor está localizada próximo à fábrica da VTS em Serra. “Uma fábrica fica a alguns minutos a pé de distância da outra”, diz Dorian Allue, Global Subcontracting Manager, Project Line Pipe. “Isso tem impacto positivo na nossa produção e na nossa eficiência, visto que não precisamos mais subcontratar nenhum tipo de serviço de revestimento de isolamento térmico para outros locais. Com a Shawcor, a VTS pode aplicar todas as camadas de revestimento necessárias para qualquer tipo de aplicação Line Pipe.
Isso se tornou possível graças à qualificação da Shawcor pela VTS para a aplicação das primeiras camadas de revestimento anticorrosivo. “Graças a isso, a VTS ganhou contratos de revestimento com clientes como TotalEnergies, Equinor e Petrobras”, afirma Dorian. “As equipes dos clientes são exigentes no assunto qualidade de revestimentos. Ter um selo de aprovação da Shawcor – sabendo que a VTS possui confiança e qualificação para manter os padrões deles – ajudou a fechar negócios com os principais nomes do setor de óleo e gás.”
A VTS também colabora com outras empresas de revestimento, alavancando atividades de benchmarking. “A Vallourec subcontrata atividades de revestimento em todo o mundo”, diz Dorian. “Avaliamos nosso plano de investimento da VTS com base no desejo de nos mantermos alinhados continuamente com os melhores processos e métodos da categoria.”

Novos projetos de revestimento ambiciosos
Desde 2018, a VTS assumiu uma variedade de projetos de revestimento, que utilizam técnicas inovadoras em instalações no mundo todo.
- Equinor - Peregrino Fase II: Os 96 km de tubulares utilizados neste projeto foram revestidos com ULTRA™. O revestimento em Poliestireno de alta densidade mantém o desempenho dos tubos por meio de uma camada fina de isolante, mantendo o peso baixo, reduzindo custos e simplificando a logística.
- QatarPetroleum - CO2 WAG: Composto por 155 km de dutos, este projeto aplica um revestimento de Fusion Bonded Epoxy (camada dupla de FBE) em tubos com grau de aço API X65. Para entregar esses tubos delicadamente revestidos, a VTS criou fardos de madeira personalizados para reduzir custos e danos decorrentes do envio ao Catar.
- Petrobras - Mero I e II: A fase I desses empreendimentos em campo incluiu 94 km de tubulares com revestimentos de Polipropileno de 3 camadas (3LPP) e Polipropileno sintético com fibra de vidro (GSPP). A fase II começou em julho, após seis meses de testes completos de revestimento, e utilizará 96 km de tubos revestidos com 5LPP/GSPP.
- Gás para Energia: Sondas EPC5 e EPC6 compreendendo mais de 230 km de 3LPE + tubos com revestimento para ambientes severos serão produzidos nos próximos dois anos. Este projeto será entregue para atender descobertas recentes da ExxonMobil nas águas da República da Guiana.



Colocando a excelência na vanguarda
A expertise em revestimentos da VTS foi crucial para fazer da Vallourec o parceiro escolhido para os mercados brasileiros offshore e de exportação de tubulares. As equipes da VTS receberam recentemente qualificações de revestimento da ExxonMobil, Saipem e Subsea7 – provando a necessidade dessa etapa vital e altamente tecnológica para projetos futuros de tubulares. “Desejamos compartilhar nossa expertise com o restante do Grupo”, diz João Luiz, “e temos orgulho de contribuir com a manutenção da reputação da Vallourec pela excelência.”