Nextracker seleciona a Vallourec para projeto de rastreador solar no Brasil

Em parceria com a Nextracker, a Vallourec conquistou seu primeiro contrato em maio de 2022 para o projeto fotovoltaico em Pernambuco.

Em parceria com a Nextracker, líder de mercado em tecnologia de rastreador solar inteligente, a Vallourec conquistou seu primeiro contrato em maio de 2022 para o projeto fotovoltaico em Pernambuco, que está programado para entrar em operação no início de 2023. Hoje, três membros da equipe de Energia & Indústria – Rodrigo Renno, executive manager, Rodrigo Monteiro, sales manager e Patricia Santana, sales representative – discutem esse projeto marcante e as perspectivas que ele abre para a Vallourec.

A tecnologia de rastreador solar é um suporte para painéis fotovoltaicos (PV) que os gira de leste para oeste, como a rotação de um girassol. Isso permite que o módulo fotovoltaico siga o caminho do sol, maximizando a quantidade de energia que ele pode produzir ao longo do dia.Com essa tecnologia, é possível observar rendimentos de até 30% em relação a aplicações com inclinação fixa.

A Nextracker é a empresa líder mundial na produção dessa tecnologia de ponta. Eles são n. 1 no Brasil e no mundo, por isso é uma grande oportunidade e uma honra para nós sermos escolhidos para trabalhar com eles neste projeto de fazenda solar.
Rodrigo Monteiro
Sales manager

Tudo isso foi possível graças à criação da Vallourec Tubes para Indústria (VTI) em outubro de 2021 (clique aqui para ler o comunicado de imprensa). Essa joint venture foi formada entre a Vallourec e a Incotep, uma divisão do Grupo Açotubo. Ambos os grupos puderam alavancar seus pontos fortes no fornecimento de tubos sem costura perfilados e trefilados a frio, tubos de aço soldados e soluções tubulares para diversas aplicações na indústria, incluindo o segmento solar no Brasil e no mundo.

Esclarecendo os detalhes

A VTI foi abordada pela Nextracker para fornecer 1.050 toneladas métricas de tubos de torção e 1.200 toneladas métricas de perfis abertos formados a frio para a fazenda solar em Pernambuco, nordeste do Brasil. Os tubos de torção (127 mm de diâmetro) percorrem o comprimento de cada fileira de painéis, dando suporte aos painéis e permitindo que eles girem para seguir o sol continuamente, de leste a oeste. Os perfis abertos ficam verticalmente no chão e dão suporte aos tubos de torção em intervalos. Dessa forma, os tubos e perfis abertos suportam toda a estrutura do rastreador.

A contribuição da Vallourec representa atualmente cerca de 30% das necessidades do projeto, o que dá um forte arranque a esse novo empreendimento.
Rodrigo Renno
Executive manager

Os tubos serão produzidos usando uma bobina de aço pré-galvanizado e os perfis serão galvanizados por imersão a quente, garantindo assim a durabilidade de 25 anos.

A Nextracker selecionou a Vallourec devido à sua reputação de fornecer soluções tubulares de alta qualidade, bem como sua total conformidade com os padrões internacionais.

A Nextracker nos procurou antes do início da VTI porque nos conhecia e estava ciente de nossa reputação de qualidade e conformidade . Uma vez que criamos a VTI com foco em tubos soldados, tudo se encaixou e a Vallourec surgiu como a opção perfeita para fornecer a esse projeto em particular.
Patricia Santana
Sales representative

Desbloqueando o potencial do mercado brasileiro

Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar na lista dos países que mais investem em energia solar. Projetos que usam sistemas de rastreamento solar são agora a forma mais dominante de aplicação de montagem versus inclinação fixa no Brasil e globalmente para energia solar em larga escala.

As instalações atualmente previstas para construção nos próximos quatro anos fornecerão 22 GW de energia solar à rede. Esse é um aumento significativo na contribuição atual de 3,3 GW e cria uma necessidade potencial estimada de 300.000 toneladas métricas de suporte à estrutura. Até 2023, a VTI pretende fornecer pelo menos 10.000 toneladas métricas por ano.