Vallourec fornece tubos para o primeiro sistema de abastecimento de hidrogênio do mundo para trens de passageiros
A Linde, empresa líder global em engenharia e gases industriais, lançou oficialmente o primeiro sistema de reabastecimento de hidrogênio do mundo para trens de passageiros no estado da Baixa Saxônia, na Alemanha. Nesse contexto, a Vallourec forneceu tubos de alta pressão para a Van Halteren Technologies, em Boxtel, para a fabricação de acumuladores de pistão destinados à estação de reabastecimento de Bremerhaven da linha de trem Buxtehude-Cuxhaven.
Em agosto de 2022, a Linde inaugurou o primeiro sistema de reabastecimento de hidrogênio do mundo para trens de passageiros no estado da Baixa Saxônia, na Alemanha. O sistema fornecerá 14 Coradia iLint trens de passageiros movidos a hidrogênio na cidade de Bremervörde, distrito de Rotenburg. Com um único reabastecimento, os trens poderão percorrer 1.000 quilômetros (621,4 milhas) e deverão substituir gradualmente a frota existente movida a diesel. Com uma capacidade diária total de cerca de 1.600 quilos, o sistema de reabastecimento de hidrogênio foi construído com a capacidade de integrar a futura geração de hidrogênio verde no local.
A Van Halteren Technologies em Boxtel, especialista em sistemas hidráulicos e engenharia mecânica, procurou a Vallourec para o fornecimento de tubos de alta pressão para a fabricação de 64 acumuladores de pistão destinados à estação de reabastecimento de Bremerhaven da linha de trem Buxtehude-Cuxhaven. Os acumuladores de pistão conterão até 1.800 kg de hidrogênio a uma pressão constante de armazenamento de 500 bar. Esse é um projeto alternativo ao reabastecimento por queda de pressão que é o sistema mais comum usando cadeia de cilindros de hidrogênio. Em comparação, os acumuladores de pistão exigem um circuito hidráulico adicional, mas permitem o uso total do volume de armazenamento e minimizam o número de tanques necessários.
A pedido da Van Halteren Technologies, a Vallourec forneceu 64 tubos com diâmetro externo de 460 mm e espessura de parede de 40 mm. Graças às suas fábricas em todo o mundo, a Vallourec tem capacidade de fornecer aos clientes tubos de grande dimensão até 710mm e paredes espessas até 110mm, proporcionando espessura projetada para suportar alta pressão, mesmo após usinagem e acabamento. A ampla gama de capacidades permite soluções sob medida e otimizadas, ajudando os clientes a otimizar as dimensões em um esforço para maximizar a eficiência do custo total do sistema de armazenamento.
Os tubos da Vallourec entregues à Van Halteren Technologies foram fabricados em grau 34CrMo4+QT, grau qualificado pela Vallourec para armazenamento de hidrogênio em alta pressão. A Vallourec também forneceu tratamento térmico de qualidade (têmpera e revenimento), bem como um acabamento superficial personalizado especialmente adaptado para sua aplicação, ou seja, o acumulador de pistão foi produzido com o acabamento superficial extra liso necessário, incluindo tolerâncias de forma e posição apertadas para garantir alta estanqueidade à pressão de hidrogênio e movimento preciso do pistão.
Como especialista em fabricação de materiais e tubos, a Vallourec está apta a apoiar os clientes em seus empreendimentos específicos, participando da avaliação e seleção do melhor design por projeto. Essa primeira remessa de tubos para o maior sistema de reabastecimento de hidrogênio consolida o compromisso da Vallourec em fornecer soluções para a transição energética e é um passo adiante em direção a novos projetos energéticos.