Brasil: quando a biodiversidade chega à Vallourec
Da área total disponível para a Vallourec, metade é coberta com um mix de árvores nativas da região enquanto a segunda parte é cuidada e utilizada para a produção de carvão vegetal. As florestas de eucalipto cultivadas da unidade Florestal são criadas a partir de um viveiro que tem uma capacidade de produção de 8,5 milhões de mudas por ano.
Todas as mudas de eucalipto são clonadas e desenvolvidas internamente por uma equipe de P&D da Vallourec, que as aprimora e as adapta para serem mais robustas e adequadas para as condições ambientais do local. A melhor época para plantar as mudas é durante as chuvas, entre novembro e março. As florestas são gerenciadas e as árvores derrubadas em ciclos de sete anos para maximizar sua produtividade.
A biodiversidade como prioridade
As florestas evoluíram ao longo das últimas seis décadas, assim como sua missão. Além de fornecer carvão vegetal, as florestas cultivadas também ajudam a fomentar a biodiversidade e servem como uma forma das comunidades locais se engajarem umas com as outras. Além das áreas de produção, cerca de 78.900 hectares são utilizados para melhorar a qualidade do solo, as estradas de acesso e, sobretudo, a conservação ambiental.“O respeito pelas pessoas, a integridade, a transparência e a responsabilidade social são princípios fundamentais para a Vallourec e eles informam tanto o que fazemos quanto como o fazemos”, disse André.
O compromisso do Grupo com a conservação ambiental inclui a proteção da fauna nativa que vive nas florestas. Para conservar os habitats naturais desses animais, a Empresa mantém faixas ecológicas. Esses corredores ligam diferentes áreas de florestas nativas onde os animais residem, incentivando o movimento natural e seguro de insetos, mamíferos e aves de todos os tipos.
Para ajudar o Grupo a estabelecer seus padrões e definir suas iniciativas ambientais, a unidade Florestal implementou um sistema de gestão ambiental baseado nas normas ISO 14001:2015 e NBR 14789:2012 – CERFLOR.
Monitorar a fauna de perto
A equipe da unidade Florestal da Vallourec no Brasil tem uma tarefa específica, conforme exigido por sua certificação, que é monitorar todos os diferentes tipos de fauna na área, com o objetivo de manter as condições naturais ideais para protegê-los e identificar quaisquer ameaças.
De todos os mamíferos, os morcegos têm alguns dos mais diversos hábitos alimentares e a qualidade de seu habitat tem um impacto significativo em seu bem-estar. A Vallourec tem o cuidado especial de monitorá-los, pois sua presença é considerada um bom indicador da qualidade ambiental em regiões neotropicais.
O Brasil também possui uma das maiores biodiversidades de aves do mundo, sendo que só o estado de Minas Gerais abriga aproximadamente 800 espécies. A Vallourec monitora a avifauna; a fazenda Brejão está localizada em uma área de “extrema” importância para a conservação das aves, enquanto na fazenda Santa Cruz, 150 espécies foram identificadas durante as campanhas de monitoramento de 2021.
Os ambientes aquáticos de água doce abrigam comunidades com notável riqueza de espécies e a presença e saúde dos peixes é usada como um indicador da integridade desses ambientes. A Vallourec monitora duas bacias hidrográficas: as das fazendas Santa Cruz e Brejão, na bacia do rio São Francisco e da Fazenda Extrema, na bacia do Rio Jequitinhonha. Das 47 espécies encontradas nesses locais de teste, duas estão na lista de espécies ameaçadas e outras duas foram registradas em listas vermelhas de espécies consideradas “vulneráveis”.
O trabalho de monitoramento e conservação dos especialistas da Vallourec, todos que plantam e derrubam contribuem para manter a preciosa biodiversidade da floresta.
A Vallourec está usando essas florestas brasileiras para produzir carvão vegetal e, ao mesmo tempo, desenvolver o trabalho de biodiversidade e engajamento com as comunidades locais. A Vallourec está totalmente comprometida com esse trabalho, uma das várias iniciativas para uma produção responsável, e, assim, reforça seu compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15: “Vida Terrestre” do Pacto Global.
“Estamos orgulhosos não apenas de ajudar a Vallourec a reduzir suas emissões de carbono, mas também de estar causando um impacto real em nossos ambientes locais em termos de flora, fauna e das pessoas nas comunidades vizinhas”, conclui André.
Veja abaixo para obter mais informações sobre: