70 anos da Vallourec no Brasil

1952. Esse foi o ano em que teve início a trajetória da Vallourec em terras brasileiras, como Companhia Siderúrgica Mannesmann, de origem alemã.
09/06/2022
Grupo

1952. Esse foi o ano em que teve início a trajetória da Vallourec em terras brasileiras, como Companhia Siderúrgica Mannesmann, de origem alemã. Na época, o local escolhido para a construção da primeira usina foi uma antiga fazenda de laranjas, situada na região do Barreiro, em Belo Horizonte (MG). Instalada inicialmente para atender à demanda da ainda recente indústria de petróleo brasileira, a usina Barreiro se tornou um importante marco na capital mineira, além de ter sido o motor do desenvolvimento da maior região de Belo Horizonte.

Em 1955 foi fundada a Mannesmann Mineração e em 1961 adquirida a Mina Pau Branco, operada hoje pela unidade Mineração, para suprir as necessidades de abastecimento internas de minério de ferro. Mas não parou por aí! A década de 1960 contou ainda com mais um investimento, a unidade Florestal, criada em 1969 com o objetivo de trabalhar no plantio do carvão vegetal, um dos principais insumos utilizados na produção dos tubos de aço sem costura.

Um novo século, uma nova história

Os anos se passaram, a Empresa foi ganhando cada vez mais espaço no mercado, confiança dos clientes e, ao completar 25 anos, mudou o nome para Mannesmann S.A. Foi uma oportunidade de negócio, assim como em 2000, quando passou a integrar a joint venture Vallourec & Mannesmann Tubes, criada pela francesa Vallourec e pela alemã Mannesmannröhren-Werke, dando vida à V&M do Brasil. Nesse período, as plantas passaram por uma boa modernização e, além de trabalhar com novas tecnologias, começaram a atender, também, outros segmentos do mercado, como o automotivo, construção civil, energia e indústria.

Em 2005, o Grupo Vallourec tornou-se proprietário de 100% do capital da Vallourec & Mannesmann Tubes. Com um portfólio de clientes e produtos mais diversificados, novos projetos surgiram, como a unidade Tubos Soldados Atlânticos, na cidade de Serra (ES). Hoje conhecida como Vallourec Tubular Solutions (VTS) – Serra, ela oferece revestimento anticorrosivo interno e externo de alta performance para diferentes tubos de aço.

Oito anos depois, em 2013, a Empresa passou a ser chamada apenas de Vallourec, adotando uma marca única para todas as empresas do Grupo, com o objetivo de reforçar a imagem da siderúrgica no mercado. No mesmo ano, surge, na cidade de Rio das Ostras (RJ), uma outra fábrica, atualmente conhecida como Vallourec Tubular Solutions (VTS) – Rio das Ostras. A unidade tem como foco, desde então, a prestação de serviços especializados e o fornecimento de acessórios para o setor de óleo e gás.

A Vallourec também conta, atualmente, com escritórios comerciais em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Caxias do Sul (RS).

O início de um novo capítulo

“A usina de tubos de aço sem costura mais moderna do mundo”. Foram essas as palavras que nortearam a construção da usina Jeceaba, inaugurada em 2011, como Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil.

Os anos se passaram e, buscando reforçar mundialmente a sua competitividade, o Grupo Vallourec definiu uma série de ações estratégicas para remodelar sua estrutura
operacional em todo o mundo. No Brasil, essa reorganização se deu por meio da junção das usinas Barreiro e Jeceaba, em 2016, desenvolvendo no país um polo de produção de tubos de aço sem costura, a atual Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (VSB).

Novinha em folha

Em outubro de 2021, inicia-se outro projeto: a Vallourec Tubos para a Indústria (VTI), uma união entre a Unidade de Tubos Trefilados e Perfilados da Vallourec e a Divisão de Tubos Trefilados e Peças do Grupo Açotubo. As linhas de produção da Empresa se concentram em Guarulhos (SP), Taubaté (SP) e Belo Horizonte (MG), dentro da unidade Barreiro.

Com a VTI, o objetivo é fornecer tubos de aço com e sem costura e soluções tubulares para a indústria em geral, especialmente para os mercados automotivo, de energia, máquinas e equipamentos industriais.

Desenvolvimento sustentável

Contribuir para a construção de um futuro socialmente justo e equilibrado nas comunidades vizinhas, também é um dos pontos de atuação da Vallourec em todo o Brasil. Com essa premissa, a Empresa promove várias atividades e projetos para o desenvolvimento territorial. E tudo isso é feito com base na Política Social Corporativa do Grupo, que estabelece três focos de atuação: educação, voluntariado e meio ambiente.

Além disso, em mais uma transformação, a Vallourec busca ser uma empresa cada vez mais diversa, com equidade em seu dia a dia. Dessa forma, independente da condição física, gênero, raça, credo, orientação sexual ou idade, todos os profissionais têm acesso às mesmas oportunidades na Vallourec e devem ser tratados de forma equânime e respeitosa. Afinal, a diversidade está alinhada à produtividade, o que torna a Empresa mais competitiva.

Vallourec: há 70 anos contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país, com segurança, sustentabilidade, inovação e o que tem de melhor: as pessoas.