A Vallourec realiza entrega do escopo completo de produtos line pipe para o projeto Salamanca da LLOG
Em 2022, a Vallourec foi escolhida para fornecer tubos para o projeto Salamanca, operação de águas profundas da LLOG Exploration na costa norte-americana do Golfo do México. As fábricas brasileiras do Grupo foram responsáveis pela produção, entregando 25 mil toneladas métricas de tubos line pipe premium em um ano.
Construído a partir de uma instalação de produção desativada e com base em uma unidade de produção flutuante (FPU), o projeto Salamanca da LLOG Exploration representa um marco nas operações do Golfo do México. Para operar de acordo com a Seção 232 da Lei de Expansão do Comércio dos Estados Unidos, a LLOG procurou a Vallourec para atender o projeto. A Vallourec entregou 170 mil pés de tubos de parede reforçada com grade X70 para linhas de produção em campo e risers. Além disso, também forneceu 365 mil pés de tubos de parede reforçada com grade X65 para linhas de produção exportando petróleo e gás e risers.
Além da capacidade da Vallourec de atender aos requisitos da Seção 232, a LLOG optou pela parceria com a Empresa devido à qualidade premium de seus tubos, que nenhum outro fornecedor na região conseguiu igualar.
A confiança que a LLOG demonstrou em nós diz muito sobre a qualidade do material que fornecemos
“Confiamos na Vallourec para fabricar e entregar com segurança esse grande escopo de tubos line pipe – incluindo o grau X70, com espessura de parede reforçada – com qualidade e prazo de entrega competitivo, o que foi fundamental para o sucesso do nosso projeto“, diz o gerente de Projetos de Construção da LLOG.
As usinas Jeceaba e Barreiro da Vallourec no Brasil se beneficiam de um fuso horário próximo ao do cliente, no Golfo do México. Essa proximidade facilitou as conversas entre os especialistas em line pipe da Vallourec e os representantes da LLOG, em Houston, durante todo o projeto.
Qualidade técnica com uma abordagem flexível
A base de produção da Vallourec em Minas Gerais, no Brasil, foi utilizada para a fabricação dos tubos do projeto Salamanca, com a usina de Jeceaba responsável pela fabricação, laminação, tratamento e acabamento dos tubos line pipe. Os tubos para risers, sujeitos a cargas de fadiga, foram submetidos à medição e usinagem a laser das extremidades, que também passaram por uma calibração fina nas instalações de end-truing da Vallourec no Barreiro. Esse processo envolve a medição da extremidade e da espessura de parede dos tubos com um laser para, em seguida, usina-lo utilizando equipamento de controle computadorizado, calibrando-o para uma tolerância precisa.
As linhas de produção e os dutos de risers são usados no campo para transportar petróleo e gás do poço para a FPU. Esses tubos têm paredes reforçadas e ultra reforçadas, com mais de 30 mm, e grade X70, representando um dos produtos mais avançados da Vallourec em termos de propriedades mecânicas de tubos line pipe. O duto de exportação de petróleo e de gás que será conectado ao duto KC Connector (KCC) será operado pela Williams e também foi solicitado em grandes quantidades. Isso elevou o volume total do pedido para 25 mil toneladas métricas.
Os tubos serão instalados por meio da metodologia reel-lay, uma das mais complexas para dutos submarinos. Nesse processo, segmentos de tubos longos são soldados, testados e revestidos em terra e, em seguida, enrolados em um grande carretel. Os tubos premium da Vallourec são fabricados para suportar esse processo.
A primeira entrega da operação está prevista para maio de 2025, com uma capacidade diária prevista de 60 mil barris de petróleo (BOPD) e 40 milhões de pés cúbicos de gás natural.
Atingindo metas de eficiência e qualidade
Além das propriedades técnicas sólidas de seus tubos, a flexibilidade da Vallourec também foi um ponto crucial na sua escolha como fornecedor do projeto pela LLOG, especialmente no que se refere à entrega física. À medida que o projeto avançou, a Vallourec demonstrou capacidade de adaptação para atender as necessidades da LLOG, como a entrega antecipada de um lote de tubos para um teste de qualificação no Reino Unido (Welding Procedure Qualification Testing).
Salamanca foi um projeto de alta prioridade para a Vallourec devido ao seu tamanho e complexidade logística, além das restrições da Seção 232. A entrega bem-sucedida de todo o pedido até o final de 2023 – uma meta ambiciosa da Vallourec – exigiu organização, preparo e reuniões semanais para garantir que tudo corresse bem. “Havia uma grande quantidade de tubos a serem transportados entre as usinas no Brasil, para os navios e, em seguida, para os pátios de revestimento em Houston e Louisiana“, diz Marcos Muniz, gerente de Projetos Line Pipe. “Além disso, no porto de Houston, alguns produtos precisaram passar pela Zona de Comércio Exterior, o que aumentou a complexidade logística (como as taxas de carregamento de caminhões).“
Todos trabalharam juntos para garantir que a logística corresse sem problemas e atendesse aos requisitos de prazo de entrega da LLOG.
“Mesmo com um grande volume de material, a utilização de diferentes meios de transporte e vários desafios logísticos, entregamos tudo no prazo e a LLOG ficou muito satisfeita com os resultados“, diz Philippe.
Futuramente, esse projeto ajudará a fortalecer a Vallourec no mercado estratégico do Golfo do México, demonstrando a capacidade competitiva de sua base brasileira.