A Vallourec utiliza tecnologia de IA Generativa para aumentar a eficiência em todo o Grupo
Adotando cada vez mais a transformação digital, a Vallourec está trabalhando na implementação da Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) para aumentar a eficiência e melhorar processos internos. Alinhada à estratégia do Grupo, a iniciativa de IA Gen é caracterizada pelo foco na resolução de problemas e direcionamento para a geração de valor tanto para os colaboradores quanto para os clientes.
“Onde está o valor?”
Essa foi a primeira pergunta feita por Théophile Chardiny, Diretor de Projetos e Eficiência do Grupo, quando foi convidado a co-liderar a iniciativa de IA Gen da Vallourec. “Esse é meu ponto de partida para todas as discussões sobre IA Gen”, afirma Théophile.
A iniciativa da IA Gen é um esforço coletivo na Vallourec, com Valeria Fernandes, Diretora de TI e Digital do Grupo, liderando a iniciativa do ponto de vista de TI, enquanto Théophile a conduz sob a ótica dos negócios. Desde o início, os dois trabalharam em sintonia para impulsionar o projeto.

Théophile observou que muitas empresas atualmente acabam investindo orçamento e recursos em softwares e plataformas de IA Gen que não agregam valor ou não solucionam os problemas enfrentados. Na Vallourec, o objetivo é abordar essa questão de maneira mais estratégica.
“Antes de correr atrás do mais novo gadget de IA Gen, primeiro identificamos áreas onde nossos programas de melhoria contínua talvez já tenham atingido sua máxima eficiência”, explica. “Depois, fazemos o trabalho teórico, realizando uma análise detalhada das tecnologias disponíveis para determinar se existe uma solução de IA Gen que possa nos ajudar a avançar.”
O que é IA Gen?
IA Gen é a abreviação de Inteligência Artificial Generativa. Primeiro, vamos definir IA: trata-se da capacidade de sistemas computacionais e máquinas de executar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. A IA Generativa é um ramo da IA focado na geração de conteúdo, mais comumente na forma de textos, vídeos e imagens. Exemplos de IA Gen incluem ChatGPT e Microsoft Copilot. Para a Vallourec, o grande interesse nessas ferramentas está na sua capacidade de analisar, organizar e resumir enormes volumes de dados exponencialmente mais rápido do que um ser humano.
Acelerando dados na Vallourec
Com essa estratégia em mente, o Comitê Executivo do Grupo participou de um treinamento de um mês, seguido de um seminário em outubro de 2023, para definir a missão da Vallourec em relação à IA Gen e como utilizá-la para gerar valor antes de dar início a um programa de aceleração de dados.
Dependemos de dados em cada projeto e desafio que enfrentamos. E, no último ano, investimos fortemente na aceleração de dados. Queremos que os dados estejam mais acessíveis em toda a organização, para que possamos utilizá-los de forma eficaz em benefício próprio e de nossos clientes.
Para alcançar esse objetivo, um dos principais focos é eliminar os silos de dados—um desafio comum em grandes empresas. “Esse é um fator crítico para o nosso sucesso, e já percebemos avanços positivos nessa frente,” explica Valeria. “Para continuar avançando na direção certa, precisamos identificar as pessoas certas dentro do Grupo que possam conectar os pontos e garantir que as informações corretas cheguem às mãos certas.
Ampliando a base de talentos do Grupo
“Educação, treinamento e conscientização são os pilares fundamentais da nossa iniciativa,” destaca Théophile. “Antes de usarmos a IA Gen a nosso favor, precisamos garantir a confiabilidade e a segurança das ferramentas que escolhemos, além de capacitar nossos colaboradores para que dominem essa tecnologia.”
A equipe está trabalhando com consultores externos para oferecer treinamentos e conscientizar os empregados sobre as possibilidades e riscos da IA Gen. Até o momento, 150 membros da comunidade Vallourec, identificados com o perfil de “early adopters”, foram treinados por meio de uma série de quatro workshops. Além disso, 30 embaixadores, também do Grupo, estão apoiando o processo de ideação e avaliação de possíveis casos por uso da ferramenta. No total, 400 colaboradores já estão participando ativamente da iniciativa de IA Gen.
Para evitar gastos desnecessários, todos os projetos relacionados à IA Gen são projetados e executados apenas após uma avaliação completa da viabilidade técnica, econômica e operacional.
Toda iniciativa deve gerar valor, ser eficiente e estar alinhada ao plano estratégico do Grupo
Um comitê de seleção realiza revisões periódicas das ideias para determinar quais casos devem avançar para a fase de prova de conceito (PoC). Para todos, a equipe busca responder a três perguntas fundamentais:
1. A IA Gen é a tecnologia certa para resolver o problema?
2. A tecnologia disponível é capaz de suportar o projeto no curto prazo, e temos a infraestrutura necessária para implementá-la?
3. O projeto está alinhado aos objetivos estratégicos do Grupo?
Diversos usos potenciais da IA Gen já foram identificados. Atualmente, uma aplicação está em desenvolvimento com foco no aumento da segurança, onde a IA Gen será utilizada para realizar avaliações de risco em diferentes estações de trabalho. Outro caso envolve o desenvolvimento de um chatbot, que permitiria que clientes obtivessem respostas rápidas e precisas sobre produtos e processos da Vallourec.
Compromisso com a inovação
Independentemente do caminho que o Grupo seguir, é certo que as capacidades transformadoras da IA Gen são imensas. “Não se trata apenas de uma mudança tecnológica”, explica Valeria. “É uma mudança grande e constante de mentalidade coletiva. Com o apoio que temos recebido da alta liderança, tenho orgulho do progresso que já alcançamos e que continuaremos a realizar nos próximos anos.”