As conexões premium VAM® contribuem para o desafio da transição energética

A Vallourec está adaptando suas conexões premium VAM® para uso em projetos de descarbonização e energia renovável.

Alvaro Rodriguez, Gerente de Marketing e Desenvolvimento para a Transição Energética, explica os métodos por trás desta evolução, e o que a Vallourec pode oferecer hoje.

Os fornecedores de energia em todo o mundo estão ingressando nos mercados de energia sustentável.  
Entretanto, enquanto os projetos de energia limpa são críticos para a descarbonização, muitos fornecedores de energia lutam para se adequar e fornecer tecnologia confiável. 

“Os players da indústria envolvidos na transição energética esperam soluções que tenham sido adequadamente projetadas. Eles precisam da assistência e experiência que nós já oferecemos há décadas em petróleo e gás”, diz Alvaro Rodriguez, Gerente de Marketing e Desenvolvimento para a Transição Energética. “Eles estão procurando equipamentos que garantam a segurança e a integridade de seus ativos. Isto inclui conexões casing e tubing que mantêm a estanqueidade do gás nas duras condições criadas pelas aplicações de baixo carbono que são fundamentais para acelerar a transição e atender aos objetivos globais de descarbonização. Diante disto, nosso desafio é desenvolver e qualificar soluções em tempo hábil, para que possamos apoiar nossos clientes em todo o mundo”. 

Testando nossas diversas conexões VAM®

A Vallourec está atenta às tecnologias de baixo carbono, tendo apoiado projetos geotérmicos por mais de 30 anos. Hoje, o grupo está alavancando sua extensa experiência em petróleo e gás para adaptar suas conexões premium  VAM® aos mercados de energia sustentável. 

“No Centro de Pesquisa de Conexões Vallourec (VRCC) na França, nossos especialistas adotaram um processo contínuo, misturando inovação e desenvolvimento acelerado”, diz Álvaro. “Eles trabalham em instalações de teste de última geração onde são capazes de aplicar cargas mecânicas, tais como tensão ou pressão, e temperaturas extremas a conexões de tamanho normal. Isto lhes permite avaliar o desempenho das conexões em um poço real, tanto para eventos independentes quanto cíclicos”.  

Cada solução de energia sustentável vem com seus próprios desafios. Para a Vallourec, isto significa testar as conexões VAM® sob condições variadas, e adaptar as ofertas para aplicações individuais. 

 

Soluções pioneiras para CCUS e armazenamento de hidrogênio

Para CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage) não existem atualmente normas para validação de tubing ou conexões casing em toda a indústria. A Vallourec vê isto como uma oportunidade de mostrar sua vasta experiência no projeto e validação de conexões. Nossas equipes de pesquisa se dedicaram rapidamente no desenvolvimento de protocolos internos de teste e qualificação que são relevantes e representativos da aplicação real. Os testes se concentram principalmente na aplicação de condições térmicas e de cargas extremas, na garantia de manter a estanqueidade das conexões, mesmo sob alta variação de temperatura e despressurização.  

Os resultados mostram que ás conexões VAM® funcionam bem nas condições exigidas para poços de armazenamento de CO2.  Em poços, a faixa de temperatura chega a -80°C (-112°F) nos piores cenários e ciclos até -35°C (-31°F) em condições operacionais mais padronizadas. “Nós testamos fisicamente as condições operacionais, mas também as cargas de sobrevivência, incluindo o pior cenário: uma explosão do fluxo de CO2. Depois testamos novamente as cargas de operação para assegurar que nossos testes refletissem às condições do mundo real”, diz Alvaro. “Os resultados confirmam que ás conexões VAM® são adequadas para poços de armazenamento de CO2.”  

Semelhante ao CCUS, os projetos de armazenamento de hidrogênio enfrentam uma falta de padrões industriais, inclusive para validação de casing, deixando a Vallourec para criar sua própria metodologia de teste. Ao testar a conexão VAM® 21, a Vallourec se atentou para evitar vazamentos e gerenciar os riscos de segurança.  

 "Garantir que as conexões VAM® tenham selabilidade ao hidrogênio é uma obrigação, pois este gás pode ser inflamável e um vazamento pode ser crítico para a integridade do poço", enfatiza Alvaro. Com o apoio de parceiros externos, a Vallourec provou através de testes em escala real, que a VAM® 21 mantem a estanqueidade do gás com misturas de 5% de hidrogênio e 95% de nitrogênio até 100% de gás hidrogênio. A equipe então se concentrou em criar uma maneira segura e precisa de testar e validar a VAM® 21 para poços de armazenamento de hidrogênio. 

 

“Os desafios nos poços de armazenamento de hidrogênio vêm do próprio fluido, mas também do ciclo de vida do poço e de cenários particulares de carga, tais como carga de pressão cíclica ou variações de temperatura”, explica Álvaro. “O hidrogênio também é mais propenso a vazamentos do que outros gases, portanto, a vedação é   imprescindível. Ao qualificar nossa conexão premium VAM® 21, podemos oferecer uma conexão à prova de vazamentos para poços de armazenamento de hidrogênio”.  

Amplas conexões para poços geotérmicos

A Vallourec já qualifica suas conexões VAM® para projetos geotérmicos, através de protocolos rigorosos, incluindo o Thermal Well Casing Connection Evaluation Protocol (TWCCEP), que é uma exigência cada vez mais comum para os operadores geotérmicos. "Os principais desafios para os poços geotérmicos estão associados à alta temperatura, o que leva ao estresse de compressão e ao potencial de colapso do equipamento", diz Álvaro. "Nossas equipes testam nossas conexões para superar estes desafios e garantir a integridade dos poços". 

Tanto as conexões premium quanto as semi-premium são adequadas para projetos geotérmicos, dependendo de sua finalidade dentro do poço. Para áreas não críticas, as conexões semi-premium DWC/C-IS, BIG OMEGA-IS, e conexões DINO VAM® da Vallourec estão disponíveis e já foram selecionadas por nossos clientes geotérmicos. Para colunas críticas como os casings de produção, os operadores geotérmicos podem contar com conexões premium VAM®, como a VAM® 21, que são qualificados para os padrões TWCCEP e podem suportar altas temperaturas e pressões extremas. 

“A Vallourec pode apoiar os operadores geotérmicos na otimização de seus projetos, fornecendo conexões confiáveis e comprovadas para colunas no poço”, diz Álvaro. “Já realizamos muitos projetos complexos, como a planta de energia geotérmica GreenFire na Califórnia. Para este projeto, a Vallourec projetou uma solução adequada que superou ás soluções existentes para estes poços geotérmicos. O resultado foi um aumento significativo da produção e uma redução dos custos de energia”. 

 

Conexões inovadoras para fornecedores de energia

Motivados pela mudança de regulamentos e compromissos sobre mudanças climáticas, os fornecedores de energia estão procurando fornecedores de equipamentos que possam apoiar seus projetos de descarbonização de forma rápida e confiável. Ao adaptar nossas conexões premium e semi-premium para aplicações de energia limpa, a Vallourec está preparada para ajudar os fornecedores de energia a diminuir as emissões e produzir energia renovável.

A Vallourec sempre foi pioneira em tecnologias complexas e as soluções de hoje são apenas o começo. À medida que a transição energética avança, nossos especialistas estarão à sua frente, construindo as soluções que os clientes precisam.
Alvaro Rodriguez
Gerente de Marketing e Desenvolvimento para a Transição Energética