O Pre-Installed Cable Protector (PICP) da Vallourec melhora a segurança e a eficiência das operações offshore

09/09/2024
OCTG

O PICP (Pre-Installed Cable Protector) é um dispositivo que protege as linhas de controle de fundo de poço ou os cabos de dados durante a completação de poços. Ele é pré-instalado na tubulação durante as operações de preparação de sonda, eliminando a necessidade de manuseio manual dos protetores de cabos tradicionais na plataforma. Isso reduz a exposição de trabalhadores na área perigosa ao redor da mesa rotativa, conhecida como “zona vermelha”, e também economiza tempo durante o processo run-in-hole (RIH). A Vallourec implantou o PICP com sucesso para grandes operadoras independentes na plataforma continental do Reino Unido e no Azerbaijão, demonstrando os benefícios dessa tecnologia tanto para a segurança quanto para a eficiência.

PICP-4-1.jpg

Desempenho aprimorado vs. protetores de cabo tradicionais

PICP-2.png
Instalação de um protetor de cabo tradicional, exigindo 4 operadores na zona vermelha

 

Protetores de cabo tradicionais são instalados nas conexões dos tubos somente depois que elas são totalmente apertadas. A instalação normalmente requer três ou quatro pessoas trabalhando ao redor da mesa rotativa da sonda para posicionar o protetor de cabo, inserir os cabos e energiza-lo. Isso expõe os trabalhadores a riscos causados pelo manuseio dos tubos e das ferramentas utilizadas no processo. Esse procedimento também adiciona tempo ao ciclo RIH, pois a instalação do protetor de cabo precisa ser realizada em cada junta.

Já o PICP é pré-instalado na tubulação durante as operações de preparação em terra, antes do aperto das conexões. Dessa forma, não há mais necessidade de manuseio dos protetores de cabos na zona vermelha. A inserção do cabo e a energização final do PICP podem ser realizadas por apenas um operador, usando uma única ferramenta que aperta o parafuso do PICP. Isso proporciona uma grande redução na atividade realizada da zona vermelha e, portanto, uma grande melhoria na segurança, quando comparado ao uso tradicional de protetores de cabo. Além disso, o PICP simplifica o processo de RIH, pois a instalação do protetor de cabo é feita offline e não interfere na conexão da tubulação.

PICP em ação: operações offshore da IOC

A Vallourec tem trabalhado com grandes operadoras independentes para implantar o PICP em operações offshore no Reino Unido e no Azerbaijão. Em ambas as regiões, o PICP demonstrou melhorar a segurança e a eficiência nas completações de poços onde são implantados com cabos de fundo de poço.

PICP.png
É necessária apenas uma pessoa para trabalhar na “zona vermelha” ao usar o PICP

No setor offshore do Reino Unido, o PICP tem sido usado em poços onde antes eram usados apenas protetores de cabos tradicionais. A análise de dados dos tempos de RIH de cinco instalações usando protetores de cabos tradicionais mostrou que o tempo médio do ciclo slip-to-slip foi de 6,4 minutos. O ciclo slip-to-slip é feito a partir do ajuste de cunhas na coluna de tubulação principal, que já está no poço, pegando a próxima junta de tubulação, fixando e apertando essa junta na coluna principal, instalando um protetor de cabo, baixando a coluna no poço e, finalmente, ajustando as cunhas novamente, prontos para adicionar a próxima junta de tubulação. Ao usar o PICP, esse tempo médio foi reduzido para 5,7 minutos, o que proporciona uma economia média de tempo de quase 45 segundos por ciclo. Portanto, em uma completação com 300 ou 400 juntas, o PICP reduziria o tempo de RIH de 3 a 5 horas.

Para as operações no Azerbaijão, o PICP foi instalado em uma coluna parcial como teste para uma IOC (Integrated Oil Company) e protetores de cabo tradicionais foram usados no restante da coluna. Isso permitiu uma comparação direta no tempo de instalação dos dois tipos de protetores de cabo na mesma operação de completação. O RIH usando os protetores de cabo tradicionais teve um tempo médio de ciclo slip to slip de 12,81 minutos. Quando o PICP foi usado, esse tempo foi reduzido para 12,21 minutos, quase 45 segundos a menos para cada ciclo, gerando uma economia de várias horas na operação. Em breve, um segundo teste será realizado utilizando um modelo diferente de PICP para tubos menores, com resultados semelhantes esperados! A Vallourec também está negociando com a IOC para que seus novos poços todos utilizem o PICP.

Seguindo esses cases de sucesso, a Vallourec está desenvolvendo novas versões do PICP com capacidade para proteger vários cabos e flat packs, expandindo a gama de aplicações para essa tecnologia. A Vallourec espera que o PICP se torne uma tecnologia líder no setor que melhora o desempenho e a segurança das operações de petróleo e gás em todo o mundo.