Protetores de cabo pré-instalados Vallourec: primeira implantação bem-sucedida de longa cadeia no Mar do Norte

A Vallourec concluiu com sucesso a primeira implantação de longa cadeia de seus novos protetores de cabos pré-instalados em um poço de produção no Mar do Norte.
21/06/2023
OCTG

A Vallourec concluiu com sucesso a primeira implantação de longa cadeia de seus novos protetores de cabos pré-instalados (PICP - Pre-Installed Cable Protectors) em um poço de produção no Mar do Norte.

Esta instalação segue um teste positivo de um conjunto de unidades no poço da empresa internacional de petróleo no ano passado, após o qual a operadora de petróleo e gás solicitou 200 unidades PICP para uma cadeia completa. No final de fevereiro de 2023, 139 unidades PICP foram executadas com sucesso no poço (RIH - Run in Hole).

O principal motivo para o operador usar o PICP foi melhorar a segurança. O PICP requer apenas uma pessoa na 'zona vermelha' ao redor da mesa rotativa para instalar o cabo e apertar o parafuso dos protetores de cabo, em comparação com os protetores tradicionais que precisam de três ou quatro pessoas na 'zona vermelha'. O PICP também leva muito menos tempo de montagem durante o RIH, além de uma logística muito mais simples e fácil de utilização.

Valorizamos os benefícios significativos de segurança do PICP, reduzindo o número de pessoal necessário na zona vermelha durante as operações”, disse o representante da operadora de petróleo e gás. “É fácil de usar e permite a remoção dos protetores de rosca da caixa antes de chegar ao piso da plataforma, o que minimiza ainda mais a atividade da zona vermelha.”

"Usar a contagem de tubulação (‘as run') é suficiente para contar o número de PICPs instalados, eliminando a necessidade de contagem manual dos protetores de cabo", acrescentou um representante da empresa de serviços. "PICP também reduz a desordem e o manuseio manual e pode suportar o peso total da coluna usando elevadores de porta lateral”.

A utilização do PICP no poço atingiu seus principais objetivos, não só melhorando a segurança com apenas uma pessoa operando no convés de perfuração, mas também reduzindo a exposição do pessoal por necessitar de menos tempo ao redor da mesa rotativa e simplificar as operações com o fácil alinhamento do protetor de cabo aos cabos na mesa rotativa, reduzindo a atividade e o potencial de objetos caídos.

Além disso, não havia necessidade de alterar as operações de manuseio tubular ou de torque do procedimento RIH padrão dos operadores, nem de interromper as operações RIH para reabastecer as tradicionais caixas protetoras de cabos no piso da plataforma. Foi também comprovado o uso da chave de torque pneumática 'NutRunner' no PICP para acelerar RIH.

Este foi um grande marco para a equipe da PICP. A satisfação do cliente com as melhorias de segurança trazidas pelo PICP para a conclusão de suas instalações é uma grande conquista para o projeto e abre oportunidades com outras operadoras globalmente.
Jon Bibby
PICP Business Owner

A Vallourec recebeu um novo pedido da operadora de quase 200 unidades no final de 2022. Essas novas unidades foram entregues e serão usadas em um segundo poço no Mar do Norte em julho de 2023. O cliente também reafirmou sua aceitação do PICP colocando um terceiro pedido com a Vallourec para mais 275 unidades para operações adicionais.

Além de comprovar a proposta de valor do nosso produto, os pedidos recorrentes de tais quantidades nos dão também a oportunidade de validar a robustez de nossa rota de produção, levando em conta todos os feedbacks do primeiro pedido para melhorar nossa cadeia de suprimentos e gestão de qualidade e também nosso design para os próximos pedidos, mostrando ao cliente nossa reatividade para melhorar nossa oferta.
Jérôme Fiorucci
PICP Product Owner

O sucesso do PICP é um marco significativo para a Vallourec, e a empresa agora espera que outras entidades em todo o mundo comecem a usar o PICP. Além disso, o PICP permitiu que a Vallourec garantisse outro trabalho de OCTG com o operador. Isso foi possível devido à exposição que o PICP forneceu à Vallourec nas instalações do cliente no Mar do Norte.