Simplificando o sucesso: como nossos Serviços de Gestão de Tubulares potencializam o negócio principal das operadoras

29/01/2024
OCTG

 

As empresas de energia no mundo todo passam por um árduo desafio: monitorar, gerenciar e manter a qualidade de seus estoques de tubos. Com o objetivo de otimizar os custos e a segurança, operadoras frequentemente terceirizam serviços de gestão da cadeia de suprimentos de ponta a ponta. Os Serviços de Gestão de Tubulares da Vallourec, também chamados de TMS (sigla para Tubular Management Services), atendem a essas necessidades, gerenciam o estoque e a cadeia de suprimentos, do estaleiro à plataforma, permitindo que clientes se concentrem em seus projetos.

 

“Temos 30 anos de experiência ajudando nossos clientes a encontrar a forma mais eficiente de armazenar materiais nos estaleiros,” diz Axel Mahuzier, TMS Business Manager na Vallourec. “Graças a uma mão de obra qualificada e ferramentas de inventário inovadoras, podemos manter registros precisos de todos os materiais tubulares e melhorar a eficiência operacional dos nossos clientes.”

Os Serviços de Gestão de Tubulares (TMS) fazem parte do portfólio da Vallourec® Services, braço da empresa que tem como objetivo melhorar a eficiência operacional dos seus clientes, e tem a capacidade de fornecer um estoque completo no próprio estaleiro do cliente ou de armazenar e gerenciar estoques em estaleiros próximos.

 

“Graças à nossa rede global, estamos sempre próximos dos clientes. Os serviços podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada operadora, garantindo a inspeção de tubulações, a preparação de plataformas e a entrega no prazo, mantendo a confiabilidade, a segurança e a otimização de custos em toda a cadeia de compras.”

Axel Mahuzier
TMS Business Manager na Vallourec

 

Os inspetores qualificados pela Vallourec passam por um rigoroso treinamento para garantir total aptidão na inspeção visual de tubos. Seguindo as normas da API (American Petroleum Institute), eles realizam avaliaçoes minuciosas do corpo e rosqueamento dos tubos. O valor agregado que eles adicionam ao processo é muito maior que o de inspetores terceirizados pois possuem a experiência para mitigar riscos, como o uso inadvertido de produtos de baixa qualidade ou a rejeição de produtos perfeitamente adequados para o uso previsto. Tudo isso permite que nossos clientes gerenciem com eficiência seus custos de propriedade, garantindo que recebam produtos de alta qualidade, alinhados com suas necessidades específicas.

Trazendo valor agregado

 

Além desses serviços essenciais, a Vallourec está sempre inovando para oferecer a melhor experiência possível aos clientes. “Quando o cliente faz um pedido de tubos, nossa equipe qualificada passa por um checklist de verificação para inspecionar cada um deles antes do carregamento para entrega”, explica Axel. “Mas, quando necessário, podemos ir muito além, realizando, em campo, o mapeamento de parede completo com diâmetro interno, em todo o corpo do tubo. Com o diâmetro interno real do tubo, nossos clientes podem otimizar a configuração dos obturadores e/ou o seu volume de cimentação.”

 

Outro serviço agregado ajuda a garantir que os tubos estejam prontos para uso imediato assim que chegam nas operações. “Normalmente, as operadoras precisam trocar o lubrificante de armazenamento dos tubos após a entrega, substituindo-o por um lubrificante próprio para a operação antes que o tubo possa ser usado”, diz Axel. “Quando solicitado, podemos fazer isso para o cliente antes que os tubos saiam do estaleiro, para que os clientes possam simplesmente receber e instalar os tubos, economizando tempo.”

É prática comum no setor industrial fazer entregas de produtos com volume excedente de 10 a 15% para fins de contingência. Ao final do serviço presdtado, os clientes devolvem os produtos não utilizados. Neste caso, a Vallourec inspeciona novamente todo o material, reintegrando-o ao estoque caso esteja em bom estado. “Caso contrário, fornecemos serviços de conserto e recondicionamento,” diz Axel. De fato, o serviço de recondicionamento de tubulares da Vallourec utiliza sondas que fazem uso de ultrassom e a Corrente de Foucult no tubo para obter um relatório de avaliação aprimorado e, posteriormente, determinar a melhor forma de reutilização.

Inovação + Experiência = TMS

 

Os técnicos de TMS utilizam o aplicativo de campo digital da Vallourec in loco, ajudando a otimizar a rastreabilidade, inspeção e entrega dos tubos. O aplicativo de campo digital automatiza relatórios de inspeção, melhora a rotação de estoque em 20% e aprimora a análise de estoque realizando análises em tempo real. Mas o trabalho envolve mais do que somente o uso de tecnologia de ponta.

Os técnicos também precisam de um entendimento profundo dos produtos com os quais estão trabalhando. Essa experiência se enquadra no que a Vallourec chama de “VAM® Awareness” (Conscientização VAM®), nome relacionado à sua linha superior de conexões VAM® e serviços de campo relacionados. “VAM® Awareness é um tipo de conhecimento especializado,” diz Axel. “Significa que conhecemos nossos produtos melhor que qualquer pessoa. Somos mais que qualificados, temos “consciência” do papel importante que desempenhamos ao ajudar nossos clientes a administrarem suas operações com mais eficiência e a ter um desempenho de alto nível. Os técnicos da Vallourec até realizam treinamentos com os clientes para transmitir essa conscientização diretamente a eles.”

Colocando a TMS em ação nos Emirados Árabes Unidos

Uma operadora dos Emirados Árabes Unidos passou por vários desafios no gerenciamento de seu estoque – mais de 100.000 toneladas métricas de tubulares. Em 2019, decidiu recorrer a fornecedores OCTG, incluindo a Vallourec, para assumir o controle do seu estoque de tubulares.
“Alguns clientes só precisam se livrar do incômodo de ter que gerenciar tanto estoque”, afirma Cyril Blanpied, Diretor de Serviços Vallourec no Oriente Médio. “São várias centenas de milhões de dólares em estoque, então eles estão nos procurando para lidar com isso de maneira confiável e de acordo com as melhores práticas do setor.”
Após fechar este contrato, a Vallourec construiu sua instalação local, a Vallourec Tubular Services Abu Dhabi, em menos de um ano. É um ativo de última geração, composto por uma área total de 98 mil m², 4 áreas de inspeção e armazenamento interno para produtos mais sensíveis. O layout do estaleiro foi projetado para maximizar eficiência, desempenho e segurança.

 

“O cliente nos disse diversas vezes que nossa gestão no estaleiro é realmente uma das melhores que ele já viu, uma espécie de modelo para seus outros estaleiros. No final, eles obtêm tranquilidade e otimização de custos e ficam livres para se concentrar nos aspectos operacionais de seus negócios.”

Cyril Blanpied
Diretor de Serviços Vallourec Oriente Médio

 

Dois anos após o início do contrato, a operadora concordou em mudar para uma solução pronta para uso. Isso significa que os tubos são entregues com o lubrificante de instalação já aplicado, portanto, pronto para uso a partir do momento em que a Vallourec os entrega. Este tem sido um processo de melhoria contínua que exigiu uma mudança na forma como os Supervisores de Perfuração do cliente manuseavam os tubulares na plataforma. “A presença da nossa VAM® Field Service na plataforma e a comunicação contínua com os nossos engenheiros foram fundamentais para que isso acontecesse”, acrescenta Cyril.

Aumento de eficiência leva a maior ênfase na segurança

 

Quando a Vallourec implementou sua oferta de TMS em 2020, ela estava gerindo a entrega de 15 caminhões de tubos diariamente, do porto ao estaleiro e do estaleiro ao canteiro de obras. A combinação do aumento de vendas pós-COVID e do estaleiro operado de forma mais eficiente trouxe para a Vallourec a capacidade de fazer até 60 entregas por dia. “No início, isso significava mais horas de trabalho para os nossos empregados e, inevitavelmente, horas extras”, diz Cyril. “Para evitar a possível tensão que acompanha as horas extras, aumentamos a nossa força de trabalho fixa – hoje mais de 60 pessoas – mantendo um equilíbrio adequado para os empregados e a eficiência.”

Adicionando valor local em Uganda

Em 2021, a Vallourec começou a fornecer sua oferta integrada de TMS a uma grande operadora internacional de energia em um projeto tecnicamente desafiador em Uganda. A equipe TMS da Vallourec projetou e construiu um estaleiro de mais de 45 mil m² para armazenamento e gerenciamento de mais de 22.000 tubos dentro de um ambiente complexo de cadeia de suprimentos.
Juntamente com parceiros-chave, a Vallourec cuida de toda a logística tubular, começando no Quênia, até sua chegada ao distrito de Buliisa, no oeste de Uganda, onde o projeto está sendo realizado. “Lá, gerimos todo o inventário dos clientes para fornecer tubulares continuamente para três plataformas onshore diferentes”, explica Bernardo Pestana Mello, Diretor de Serviços Europa & África.

 

Após a entrega do produto, as equipes de TMS cuidam do gerenciamento de estoque, garantindo a rastreabilidade total de cada tubo: “Cuidamos de todo o manuseio, armazenamento, inspeções, preparação da plataforma, gerenciamento de retorno da plataforma e montagens de reposição em nosso estaleiro”, explica Erwan Le Gouadec, Diretor Vallourec Uganda. “Também supervisionamos as operações em execução com nossa equipe de serviço de campo VAM®, acompanhando o ciclo de vida completo dos tubulares.

A Vallourec protege a qualidade e a integridade dos ativos dos clientes até o uso final nos poços. Graças a uma cadeia de suprimentos integrada, da fábrica ao poço, a Vallourec pode permanecer altamente sustentável, ágil e proativa. “Nossos clientes podem confiar em nós para gerenciar tudo, para que possam se concentrar em seus negócios principais”, acrescenta Erwan.

Hoje, a Vallourec gerencia mais de 60 funcionários locais de Uganda, diretos e indiretos, que trabalham no estaleiro e fornecem produtos e serviços às plataformas.

 

“Estamos demonstrando o nosso compromisso positivo com o povo de Uganda e criando valor real para o país por meio da formação e do desenvolvimento da população local, respeitando ao mesmo tempo o meio ambiente.”

Bernardo Pestana Mello
Diretor de Serviços Europa & África
O TMS pode ser implementado em qualquer lugar do mundo graças ao alcance global da Vallourec. E não é só para o setor de óleo e gás. “Alguns dos novos players no setor de energia renovável ainda não têm infraestrutura para armazenar e gerenciar tubos”, afirma Axel. “Estamos recebendo solicitações de operadoras geotérmicas em busca de suporte e temos tudo para ajudá-los. Acreditamos no atendimento aos nossos clientes onde quer que eles estejam. Estamos prontos para apoiá-los em nossos centros de serviços e, quando necessário, podemos auxiliá-los diretamente em seu estaleiro ou montar uma instalação perto de suas operações.”