Vallourec agiliza a entrega de um importante projeto offshore para Equinor e OneSubsea® no Brasil

Quando o prazo de um projeto complexo é apertado, a colaboração efetiva dentro de uma organização e com os clientes é fundamental
24/05/2023
Innovation and R&D

Quando o prazo de um projeto complexo é apertado, a colaboração efetiva dentro de uma organização e com os clientes é fundamental. Mas entregar antes do prazo requer uma parceria mais profunda baseada na confiança e na comunicação contínua. Foi assim que a Vallourec garantiu a entrega do produto – quatro meses antes – para o projeto de perfuração offshore Bacalhau da OneSubsea®.

Localizado a 185 km da costa brasileira, o campo de Bacalhau está a 2.050 m de lâmina d'água no pré-sal da bacia de Santos. O desenvolvimento inclui 19 poços submarinos ligados a uma das maiores unidades flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO) do país. A Vallourec contratou a OneSubsea®, uma subsidiária da SLB, para fornecer 3.000 m de tubos recalcados tiporiser com conexões VAM® Top Tension Riser (TTR) “Heavy Wall (HW-NA)”. Também trabalhou em estreita colaboração com o operador de campo Equinor para garantir que a instalação seja tranquila e o desempenho do produto.

Bacalhau é um projeto desafiador”, diz Malic Abdeddaïm, Gerente Global de Projetos Internacionais e Projetos Estratégicos, que gerencia o projeto desde 2021. “Em primeiro lugar, tínhamos um prazo apertado para trabalhar: precisávamos entregar uma grande quantidade de tubos, garantindo alta qualidade e desempenho, em menos de um ano. E esses tubos precisam suportar condições de fadiga severas e um ambiente marinho corrosivo. Então, quando você considera a segurança e o desempenho do tubo, a espessura significa resistência.”

Este tipo de tubo consiste em extremidades que são realmente mais espessas e mais fortes que o resto do tubo, o que é necessário para o processo de rosqueamento. Utilizando os recursos de produção exclusivos da Vallourec combinados com suas Instalações de P&D de classe mundial, a equipe do projeto pode fornecer tubos confiáveis com extremidades recalcadas – antes do prazo. “Adoramos um bom desafio”, diz Corentin Couvreur, Gerente de Projeto de Design de P&D. “É uma prova para os nossos colegas qualificados, e fomos capazes de estar à altura da ocasião.”

Frederic Bernard, Diretor de Marketing e Desenvolvimento da Vallourec, concorda: "É gratificante ver como nossa equipe se uniu neste projeto tecnicamente desafiador. A equipe de P&D conseguiu qualificar a conexão em tempo recorde. Somos realmente o único fabricante no mundo que poderia ter conseguido isso.”

Étudo sobre confiança

“Por mais robustos que sejam nossos produtos, também tivemos que demonstrar uma forte abordagem ao gerenciamento de projetos”, diz Malic. “Isso ficou evidente quando fizemos a entrega do lote 1 três semanas antes do início de junho de 2022… e a entrega do lote 2 exatamente ao mesmo tempo, quatro meses antes do prazo final de outubro! Isso agradou o cliente, com certeza... Empregados de todo o mundo realmente se uniram nisso, e eu citaria a grande colaboração entre nós, OneSubsea® e Equinor também."


Ao longo do projeto, a Vallourec esteve ao lado da OneSubsea®, além de trabalhar diretamente com a Equinor. Malic observa a cultura de colaboração profissional da Vallourec que torna mais fácil para suas equipes globais promover parcerias reais.

“Quando seu cliente o incentiva a se encontrar diretamente com os clientes dele, tudo se trata de confiança”, diz Malic. “O gerenciamento de projetos significa que você está ao telefone o tempo todo e no avião indo para o local do cliente. Estão trabalhando juntos para encontrar o recurso certo para fazer o trabalho. Dentro da Vallourec, isso inclui equipes de P&D, fabricação e operações, mas também nossos parceiros da OneSubsea® e Equinor. Éramos uma única equipe – a equipe de entrega do Bacalhau.”

Quando o seu cliente o encoraja a encontrar-se diretamente com os seus clientes, trata-se de uma questão de confiança
Malic Abdeddaïm
Gerente Global de Projetos Internacionais e Estratégicos

Garantindo o desempenho do produto

Tubos, conexões e acessórios instalados no local precisavam passar por rigorosos processos de teste antes de serem validados para uso no projeto. Isso incluiu testes de análise corrosiva pelo departamento de Investigação de Materiais da Vallourec para garantir que os produtos atendessem aos desafios ambientais abordados na NACE MR0175 para certificação ISO 15156. A validação específica de fadiga e falha no contexto do campo de Bacalhau incluiu a parte API RP 17G da norma ISO 13628 e testes a 22.500 psi.

“Entrar neste ambiente de testes como parceiros de nossos clientes significava que estávamos lado a lado solucionando problemas, buscando soluções interdependentes”, diz Malic. Por meio de discussões com o cliente, Malic ofereceu outros serviços da Vallourec, como os inspetores Tubular Management System (TMS) e VAM® Field Service (VFS). A OneSubsea® finalmente viu o valor desses complementos e eles foram trazidos para o escopo do projeto Bacalhau.

Os serviços provaram ser fundamentais, pois a OneSubsea® viu como a Vallourec foi capaz de ajudar com itens como armazenamento, gerenciamento de tubulares e rastreabilidade. Desta forma, a Vallourec está compartilhando como pode abrir novas fronteiras com soluções para negócios. Pedro Filgueiras, Technical Sales, acrescenta: “Estamos ansiosos para apoiar a OneSubsea® e a Equinor no uso bem-sucedido de nossos produtos ao longo de sua vida útil”.

Laurent Dubedout, vice-presidente sênior da Vallourec - Linha de Negócios OCTG, Acessórios, Grupo de Serviços e Hemisfério Oriental e Membro do Comitê Executivo, acrescenta: “Estamos entusiasmados por ter tido a oportunidade de mostrar os recursos de riser verdadeiramente exclusivos da Vallourec e os serviços associados, que realizamos em estreita colaboração com nossos clientes. Estamos definitivamente ansiosos para desenvolver isso ainda mais com eles e nossos parceiros."

O projeto Bacalhau provou ser um sucesso tão grande que a equipe foi reconhecida com o Prêmio Vallourec de P&D. “A P&D definitivamente desempenhou um papel crucial, não apenas durante a fase de concepção, mas também durante todo o projeto, fazendo ajustes com base nas necessidades de mudança”, diz Malic. “No entanto, eu diria que isso deve ser visto mais como um prêmio de 'Colaboração'. Era tudo uma questão de flexibilidade e de como todas as áreas da Vallourec trabalhavam juntas, em todas as regiões, funções e tecnologias para entregar o que o cliente precisava.”

Da esquerda para a direita: Umberto Caruso, Julien Patou, Philippe Guillemot, Corentin Couvreur e Pierre-Louis Leblond