A Vallourec apoia a cliente Butting com tubos de suporte para um importante projeto no Mar do Norte
Com uma estimativa de 700 milhões de barris de petróleo equivalente, Yggdrasil é um importante projeto de exploração petrolífera no Mar do Norte norueguês, com início de produção previsto para 2027. O projeto é uma alta prioridade para a Vallourec, que está apoiando o fornecedor de tubos revestidos mecanicamente (MLP) Butting com o fornecimento de tubos de suporte que serão encomendados e instalados pela Subsea7 no projeto. A parceria de longa data entre a Vallourec e a Butting está ajudando a garantir os resultados de alto desempenho necessários para este projeto crucial.
O projeto Yggdrasil, desenvolvido pela operadora Aker BP em conjunto com os parceiros Equinor e Orlen Upstream Norway, é um grande empreendimento que compreende 10 campos com 57 poços. Um dos principais grupos de licenças da Yggdrasil é denominado Hugin, ao qual foi atribuída a maior parte das 10.000 toneladas métricas de tubos de suporte da Vallourec. Um dos principais grupos de licenças da Yggdrasil é denominado Hugin, ao qual foi atribuída a maior parte das 10.000 toneladas métricas de tubos de suporte da Vallourec. Esses tubos de carbono DNV SMLS 450 têm um diâmetro de 321,6 mm, com espessuras de parede variáveis, dependendo da necessidade do projeto.
“Os inovadores tubos GluBi® da Butting exigem tolerâncias rigorosas nos tubos de apoio, especialmente em termos de comprimento”, afirma Andrea Gersthagen, gerente de vendas da Vallourec, que trabalha com a conta da Butting desde 2023. “E sabíamos, por projetos anteriores com a Butting, que precisávamos fornecer tubos de suporte com uma superfície lisa, o que é extremamente importante quando se alinha o tubo de suporte durante a fabricação dos tubos GluBi®.”
Desenvolvido em 2015 e certificado pela DNV em 2019 para aplicações em tubos de linha não revestidos, o tubo GluBi® da Butting é um tubo unido com cola e revestido mecanicamente, projetado para instalação com bobina. Elimina a necessidade de medidas adicionais anti-retração durante a colocação, o que significa que não há pressão interna da água e não é necessário aumentar a espessura do revestimento CRA. Os tubos da Vallourec são especificamente projetados e fabricados para suportar as tensões da técnica de assentamento, garantindo assim desempenho e confiabilidade desde a fábrica até o leito marinho.
A expertise do Brasil em destaque
Os tubos foram produzidos na fábrica da Vallourec em Jeceaba, no Brasil, uma novidade na parceria de 20 anos entre a Butting e a Vallourec. Anteriormente, os produtos eram fabricados na fábrica da Vallourec em Düsseldorf-Rath, na Alemanha, que fechou no final de 2023. “É realmente uma história de sucesso para nós”, diz Andrea. “A transferência completa de conhecimento da nossa fábrica alemã para as nossas instalações no Brasil é realmente evidente neste projeto Yggdrasil.”
A transição para a fábrica de Jeceaba foi possível graças aos investimentos substanciais do Grupo em toda a unidade de produção. Com certificações em todas as principais normas industriais, como ISO, API e DNV, a VSB Jeceaba produz os melhores tubos contínuos da categoria, tanto em termos de qualidade do aço quanto de tolerância dimensional. A tecnologia de ponta da fábrica para laminação de tubos contínuos garante precisão, consistência e eficiência. “Nossos tubos de apoio MLP são a escolha natural para as aplicações mais exigentes”, afirma Andrea. “O projeto mostra como os tubos Vallourec combinam perfeitamente com os tubos GluBi® da Butting, que são a tecnologia MLP mais avançada do mercado.”
Um estudo sobre sustentabilidade
Cada etapa do processo de produção na VSB Jeceaba é projetada para atender aos mais altos padrões da indústria, ao mesmo tempo em que apoia as iniciativas mais amplas de sustentabilidade da Vallourec em todas as instalações da VSB. A fábrica da VSB Jeceaba tem uma pegada de carbono bem abaixo da média do setor. É certificado em 1,1 toneladas métricas de CO2 por tonelada métrica de tubos produzidos, enquanto a média da indústria é de 2 toneladas métricas. Isso se deve, em grande parte, ao uso de uma matriz elétrica de baixo carbono, sucata reciclada para a produção de aço e um alto-forno que utiliza carvão vegetal de biomassa em vez de carvão fóssil. A Vallourec Brasil também possui uma floresta de eucaliptos com 164.400 hectares, que atua como sumidouro de carbono.
Coordenar a logística é fundamental
Com a mudança para a produção no Brasil, a Vallourec dedicou atenção especial à logística de transporte, estabelecendo uma nova rota logística no Mar do Norte para otimizar as entregas. Ao longo do processo, as equipes da Vallourec no Brasil e na Europa realizaram reuniões e sessões de brainstorming para tornar o transporte do produto o mais tranquilo possível. Os representantes de vendas e os engenheiros técnicos trabalharam com a empresa de transporte para superar quaisquer obstáculos que pudessem afetar a entrega.
“O transporte dos tubos do Brasil para a Alemanha provou ser uma rota de frete fácil”, diz Andrea. Os tubos estão bem protegidos por protetores nas extremidades, como em qualquer tipo de aplicação premium que enviamos através do Atlântico. Também coordenamos constantemente entre nossas equipes e a empresa de transporte, garantindo que todas as normas fossem seguidas. Todas as partes da cadeia de fornecimento devem estar sincronizadas. Fizemos uma parceria com a Butting para monitorar o processo e garantir a segurança e a qualidade dos nossos produtos. Também estamos levando as lições aprendidas para os próximos projetos que estão em andamento. Estamos comprometidos em trabalhar em estreita colaboração com nossos clientes e parceiros de logística para garantir uma execução ainda mais tranquila das remessas futuras.
Construindo uma tubulação para o mundo
A região do Mar do Norte continuará sendo um mercado estratégico para a Vallourec, e o relacionamento com a Butting deverá se fortalecer no futuro próximo. Na sequência do projeto do Mar do Norte, a Vallourec e a Butting estão se unindo novamente este ano no projeto Mero 3 HISEP para a Petrobras, na costa do Brasil.
Com muitos projetos em andamento, a Vallourec está demonstrando sua capacidade de estabelecer parcerias com clientes em todo o mundo. “O sucesso na entrega de tubos de aço carbono de alta qualidade para a produção GluBi® da Butting reforça nosso compromisso com a excelência e a inovação”, afirma Andrea. “Continuaremos a aproveitar nossa experiência e a estabelecer novas rotas logísticas para garantir entregas pontuais e eficientes e atender aos rigorosos padrões de qualidade exigidos por nossos clientes.”