Vallourec conquista Prêmio Inventor Petrobras 2022

Premiado, projeto “Submagnético” permitirá ao setor de óleo e gás evitar custos relacionados a depósitos salinos em tubulações
12/12/2022
Grupo

O projeto “Submagnético” foi um dos contemplados com o Prêmio Inventor Petrobras 2022. Desenvolvido pela Vallourec, trata-se de um dispositivo capaz de evitar o acúmulo de depósitos salinos – as chamadas incrustações – em tubulações de poços de óleo e gás. A solução funciona por meio da aplicação de um campo magnético sobre o petróleo extraído. Esse procedimento impede que os depósitos diminuam a vazão do óleo na tubulação e criem problemas de funcionamento das válvulas – que possam, inclusive, causar sua obstrução.

O Prêmio Inventor Petrobras destaca a expertise técnica, a competência e o espírito colaborativo de pesquisadores que depositaram patentes estratégicas em parceria com a Petrobras. De acordo com o vice-presidente sênior da Vallourec América do Sul, Pierre d’Archemont, a Vallourec vem inovando e se reinventando a cada dia para atender às necessidades dos seus clientes. “Esse reconhecimento da Petrobras é muito gratificante e demonstra o quanto trabalhamos para entregar as melhores e mais avançadas soluções para os nossos clientes, sempre em busca da excelência”

Como funciona o “Submagnético”

Pioneiro, o dispositivo da Vallourec consiste, de forma simplificada, de um tubo comum com ímãs ao redor que geram um campo magnético no interior da tubulação. À medida que o óleo passa pelo equipamento, as partículas que causam incrustação (carbonato de cálcio, sulfato de bário, sulfato de estrôncio) são modificadas de tal forma que elas perdem aderência à parede da tubulação e, portanto, a incrustação é evitada. Os testes realizados indicam que o uso do “Submagnético” pode reduzir em até 50% o número de paradas de produção relacionadas à remoção de incrustações.

Incrustação é um dos grandes causadores de paradas de produção em poços produtores offshore. A remediação do problema passa pela realização de tratamento remoto, o que exige barco de estimulação ácida e, no pior dos casos, intervenção no poço para remoção mecânica dos depósitos salinos. Além disso, os métodos tradicionais de evitar a formação de incrustação são baseados em sistemas de injeção química, mas eles têm se mostrado insuficientes para evitar o problema, além de terem impacto ambiental e aumentarem a complexidade estrutural dos poços. O equipamento da Vallourec pode reduzir todos esses custos associados à incrustação com a vantagem de ser instalado como parte integral da tubulação do poço. 

“As incrustações são um problema grave para o setor de óleo e gás. Ao reconhecer nossa pesquisa, a Petrobras valoriza uma solução que melhora a produtividade dos poços de petróleo e reduz os gastos causados pela formação de incrustação”, destaca o pesquisador da Vallourec José Roberto de Souza Júnior.

Ainda segundo Souza Júnior, o equipamento tem potencial para trazer inúmeros benefícios à indústria de óleo e gás. “O ‘Submagnético’ é uma solução 100% passiva, ou seja, sem a necessidade de ativação, seja por potência elétrica, seja por pressão hidráulica. Os ímãs, semelhantes aos da indústria espacial, geram naturalmente o campo magnético desejado”, explica. O equipamento suporta altas pressões e temperaturas sem perder a eficiência. De acordo com a Vallourec, ele pode ser instalado tanto em poços em terra (onshore) quanto no mar (offshore).