Vallourec entra no mercado de armazenamento de hidrogênio e apresenta a Delphy, sua primeira solução vertical em larga escala

A Vallourec, líder mundial em soluções tubulares premium, inaugurou este mês um protótipo do seu sistema vertical de armazenamento de gás hidrogênio comprimido em Aulnoye-Aymeries, norte da França. O seu tamanho compacto e construção modular facilitam a instalação em ambientes industriais exigentes e oferecem uma solução segura de armazenamento de hidrogênio em larga escala.

A instalação pioneira, chamada de Delphy, consiste em um sistema subterrâneo, capaz de armazenar até 100 toneladas de gás hidrogênio em condições máximas de segurança, utilizando tubos e conexões com tecnologia de vedação e resistência anticorrosiva extensivamente testados e validados. O sistema tem capacidade para atender tanto produtores quanto usuários de hidrogênio verde com diversos perfis. A iniciativa é uma ferramenta que ajudará na descarbonização global e consolida a participação da Vallourec na cadeia de valor do hidrogênio.

 

A Vallourec escolheu sua histórica unidade de Aulnoye-Aymeries, sede de sua base industrial na Europa e centro mundial de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, para materializar esse projeto. O lançamento inicial aconteceu no ano passado e envolveu cerca de 30 pesquisadores, especialistas em áreas como rosqueamento, tratamento térmico e testes não destrutivos, exemplo do amplo leque de conhecimento do Grupo.

 

As perspectivas de crescimento no setor global de hidrogênio são substanciais, com uma capacidade instalada projetada de 61 milhões de toneladas até 2030, proporcionando à Vallourec uma receita estimada em dezenas de milhões de euros por unidade de armazenamento.

 

A tecnologia de armazenamento de hidrogênio é uma das várias iniciativas fomentadas pela Vallourec® New Energies, área da empresa criada para apoiar a transição energética em segmentos como o geotérmico, solar, de captura de carbono e de biomassa. Os negócios movimentados pela New Energies podem contribuir com 10% a 15% do EBITDA da Vallourec até 2030.

 

O mercado emergente de hidrogênio oferece excelentes perspectivas de crescimento. Ele demonstra o valor das nossas tecnologias para os novos setores de energia e reforça o objetivo da Vallourec de ter uma participação de destaque na transição energética e na economia de baixo carbono até 2050”, destaca Philippe Guillemot, CEO do Grupo Vallourec.

 

A solução de armazenamento vertical de hidrogênio é um marco importante para a Vallourec. É um projeto que oferece uma capacidade de armazenamento em larga escala que é confiável, modular e competitiva e uma proposta de valor diferenciada para o desenvolvimento da economia do hidrogênio”, complementa Ulrika Wising, SVP de Transição Energética e membro do Comitê Executivo Vallourec.