Vallourec entrega o primeiro serviço de Intelligent Drift para uma das maiores operadoras internacionais de Petróleo e Gás, presente no Brasil

Equipamento foi projetado para realizar medições do diâmetro interno dos tubos com mais rapidez e precisão
20/04/2022
OCTG

No contexto das operações de perfuração de poços e produção de petróleo, a precisão das informações relativas aos tubos constitui elemento essencial para reduzir riscos de falhas relacionadas às etapas de revestimento, cimentação e produção. Por esse motivo, a Vallourec desenvolveu o Intelligent Drift Solution (IDS), uma solução que fornece serviços de análise de dados para elevar a confiabilidade das operações.

Portátil e de fácil manuseio, o dispositivo foi desenvolvido para medir comprimento e diâmetro interno (ID) enquanto realiza o drift ao longo do tubo. É a primeira vez que esse serviço é feito no Brasil. As atividades do IDS podem ser realizadas em qualquer operação de manuseio de tubos, desde que estejam dispostos em bancada de inspeção horizontal. Um laptop com um software proprietário processa dados em tempo real e nenhuma outra máquina especial é necessária.

A utilização de um Drift convencional permite validar as dimensões mínimas do ID dos tubos em preparação, através de uma inspeção “passa / não passa”. Diferentemente, o Intelligent Drift realiza uma medição direta e fornece dados reais de comprimento e diâmetro interno (ID) ao longo do tubo.

Dentre suas aplicações, destaca-se a possibilidade de escolher os melhores perfis de ID para o assentamento de packer e, nessa aplicação piloto da solução, observou-se que o serviço de inspeção com o IDS foi realizado com êxito no cliente. O objetivo final de entrega do relatório, considerando os melhores tubos a partir do mapeamento do ID para assentamento do packer, foi executado. O relatório final, entregue pela equipe do VAM Field Service®, aponta que o nível do serviço foi atendido com resultados de seleção dos tubos de forma bastante satisfatória.

Benefícios Comprovados para os Clientes

  • Reduz a chance de intervenção / parada para solução de problemas do poço devido a falhas no assentamento do packer ou volume de cimento inadequado;
  • Aumento da precisão (medição direta do ID) dos dados para ampliação da confiabilidade operacional;
  • Realização de três etapas em uma solução de medição automática, reduzindo riscos de erros humanos;
  • Redução da necessidade de transporte de tubos para instalações de inspeção particular, economizando tempo, custos de transporte e consequentes emissões significativas de CO2 decorrentes dos deslocamentos;
  • Acesso aos dados em tempo real, em qualquer tubulação, de qualquer fornecedor: o serviço está disponível globalmente, mesmo em áreas remotas, sem alterar a configuração operacional atual.