Vallourec expande sua gama de materiais qualificados para serviço de hidrogênio
Em setembro de 2022, a Vallourec anunciou a conclusão bem-sucedida dos testes que qualificam a resistência à fratura de uma seleção de classes de aço na presença de gás H2 puro. Desde então, a Vallourec tem expandido sua gama de materiais validados para o serviço de hidrogênio, solidificando sua experiência e seu portfólio de produtos para auxiliar os clientes no transporte e armazenamento de H2 em alta pressão. Graças à sua experiência em materiais, a Vallourec conseguiu testar aços de maior resistência que, para certas aplicações, permitem paredes mais finas, soluções mais leves e menor consumo de recursos para seus clientes.
Com o crescente número de projetos de produção e uso de hidrogênio de baixo carbono, é fundamental garantir a compatibilidade dos ativos para armazenamento e transporte de hidrogênio. A Vallourec investigou a resistência à fratura e o comportamento à fadiga por corrosão de uma seleção de tubos sem costura para OCTG, tubulação e vasos de pressão em serviço de H2 pressurizado. A primeira seleção de classes proprietárias padrão e Vallourec testadas na presença de gás H2 puro em 2022 incluiu:
• Grau X65 para produtos line-pipe, incluindo a qualificação de soldas circunferenciais feitas pela Serimax
• Grau VM55W (grau proprietário de 55 ksi) para tubos OCTG soldáveis
• Grau K55 para tubos OCTG sem costura
• Grau VM80S (80 ksi grau proprietário/L80) para tubos OCTG sem costura
• Grau 34CrMo4 para vasos de pressão
A Vallourec agora adicionou os seguintes graus ao seu portfólio de materiais validados:
• Grau X80 para produtos line-pipe
• Grau VM80W (grau proprietário de 80 ksi) para tubos OCTG soldáveis
• Grau VM95SS (grau proprietário de 95 ksi) para tubos OCTG sem costura
• Grau VM110SS (grau proprietário de 110 ksi) para tubos OCTG sem costura
Os testes de validação incluíram avaliações de tenacidade à fratura conduzidas usando amostras de carga de parafuso pré-craqueadas por fadiga expostas a 100 bar de gás hidrogênio, durante 1.000 horas, à temperatura ambiente. Todos os materiais apresentaram limiares de fator de intensidade de tensão de hidrogênio KIH em grande parte acima de 55 MPa.m1/2, em conformidade com o requisito ASME B31.12 opção B que define os requisitos de materiais para o serviço de hidrogênio.
Além disso, testes de fadiga por corrosão foram realizados em amostras de tração compactas antes da pré-fissuração. As medidas da taxa de crescimento de trincas por fadiga foram determinadas de 0,01 a 30 Hz, e as taxas de carga em 0,1 ou 0,9, para cobrir aplicações suscetíveis a apresentar variações de pressão interna muito diferentes durante a vida útil.
À medida que os projetos de hidrogênio ganham força em todo o mundo, a capacidade de transportar e armazenar o gás hidrogênio com segurança é essencial para seu desenvolvimento, e a Vallourec está aprendendo o máximo possível sobre o comportamento de seus graus em relação ao hidrogênio para antecipar as necessidades futuras dos clientes e contribuir para o sucesso do setor, fornecendo soluções seguras e eficazes.