Vallourec reduz sua pegada de carbono em 19% em 4 anos

A Vallourec, líder mundial em soluções tubulares sem costura premium, anuncia o resultado da avaliação do ciclo de vida da pegada de carbono de seus tubos sem costura. Com base nos dados de 2023, a Vallourec reduziu sua pegada de carbono para 1,45 toneladas de CO2 equivalente por tonelada de tubo produzido, em comparação com 1,79 toneladas de CO2 equivalente por tonelada de tubo em 2019, representando uma redução de 19% em 4 anos.

Essa redução significativa, certificada pelo instituto de pesquisa independente sem fins lucrativos EPD International AB, uma subsidiária do Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental IVL, estabelece um novo padrão para o setor de soluções tubulares sem costura premium.

Todas as unidades da Vallourec estão comprometidas com essa abordagem. Nos Estados Unidos, a usina siderúrgica da Vallourec é um importante ativo na economia circular: opera com 98% de sucata reciclada e 100% de eletricidade de baixo carbono. No Brasil, as florestas do Grupo são utilizadas para produzir carvão vegetal a partir de biomassa, substituindo o coque no alto-forno de Jeceaba, e 98% da eletricidade utilizada provém de fontes renováveis. No total, mais de 90% da eletricidade usada pela Vallourec é de baixo carbono, originada de fontes nucleares ou renováveis (45% hidrelétrica, 6% eólica e 4% solar), e 61% do aço utilizado pela Vallourec em todo o mundo é proveniente de sucata reciclada. Todos os locais de produção da Vallourec são certificados pela ISO 14001 (Meio Ambiente).

Como parte de seus compromissos ambientais, a Vallourec continua sua trajetória de redução com a meta ambiciosa de diminuir a intensidade de carbono de seus tubos em 35% até 2035, em comparação com os níveis de 2021.

Philippe Guillemot, Presidente do Conselho de Administração e Diretor Executivo da Vallourec, comentou: “A redução da nossa pegada de carbono é resultado do plano Nova Vallourec lançado em 2022. Essa conquista reforça nossa posição como referência no setor e confirma nossa capacidade de apoiar nossos clientes em seus próprios objetivos de descarbonização. Esses avanços são fruto do notável compromisso de longo prazo de nossas equipes ao redor do mundo, ao qual gostaria de expressar meu reconhecimento.”