Vallourec Tianda eleva o nível da produção

A Vallourec se esforça para contribuir com o futuro da indústria de energia, desenvolvendo produtos mais avançados.
20/10/2022
Line Pipe

A Vallourec contribui com o futuro da indústria de energia, desenvolvendo produtos mais avançados. A unidade Jeceaba da Vallourec, em Minas Gerais, já aumentou suas exportações globais graças, em parte, a essa abordagem estratégica. Agora, a Vallourec Tianda, na China, está construindo um portfólio de produtos premium para clientes locais e estrangeiros. Rita Sheng, Bruce Bejm e Markus Pardun discutem seu trabalho contínuo para criar o mais alto padrão de qualidade e de tubos premium para aplicações Line Pipe.

A Vallourec adquiriu sua filial de Tianda, composta por uma fábrica em Chuzhou e outra em Changzhou, na China, em 2016. No ano seguinte, as unidades começaram a produzir commodities para os mercados asiáticos e do Oriente Médio. A Vallourec Tianda mantém os padrões API 5L e realiza auditorias abrangentes de qualificação de seus fornecedores de aço para garantir produtos finais da mais alta qualidade.

Desde 2020, a Vallourec Tianda baseou-se em sua experiência na fabricação de commodities e nas capacidades globais do Grupo para iniciar uma mudança para a criação de produtos premium.

Com base na evolução das necessidades dos clientes, a Tianda está industrializando novas composições químicas e tipos de aço para criar tubos com propriedades mecânicas superiores. “Quando adquirimos a Tianda, seu catálogo de produtos ainda não atendia às altas expectativas das grandes empresas de Petróleo e Gás e engenharia envolvidas no negócio de dutos”, diz Markus Pardun, Gerente de Qualidade e Industrialização da linha de negócios Project Line Pipe da Vallourec Tianda.

“Nós industrializamos com sucesso novas classes de aço em Tianda”, continua ele, “graças às décadas de experiência da Vallourec na fabricação de tubos premium sem costura e ao envolvimento de nossas experientes equipes técnicas experientes. Hoje, com seu laminador de Tianda, a Vallourec China é capaz de oferecer tubos sem costura de alta qualidade que são mais adequados para projetos de dutos onshore e offshore de águas rasas.”

Construindo um portfólio de última geração

A equipe da Tianda produziu pela primeira vez a classe premium X52QS em 2020, para diâmetros externos (ODs) de 6” a 12” e 6 a 16 milímetros (mm) de espessura de parede. Nos anos seguintes, as classes premium X60QS e X65QS também foram industrializadas e qualificadas. Além disso, a fabricação de Line Pipe foi estendida para diâmetros externos de até 14” e espessura de parede de até 16 mm.

Através de novos conceitos de liga envolvendo menos carbono, o Line Pipe oferece uma combinação eficaz de resistência e tenacidade, bem como alta resistência à corrosão em um ambiente de serviço ácido. Para aplicações offshore, onde as propriedades impróprias do material podem causar o colapso da tubulação, esses produtos premium Vallourec Tianda estão provando ser uma solução valiosa e confiável.

Sempre inovando, a equipe pretende desenvolver ainda mais suas ofertas, para fornecer uma gama completa aos clientes. Em 2022, por exemplo, anunciou que seus tubos de diâmetro externo de 14” terão uma espessura de parede de até 28 mm. Maior espessura de parede significa que o duto pode suportar maior pressão e oferece aos clientes a possibilidade de desenvolver campos de petróleo e gás mais complexos.

 

Padrões e experiência garantem a qualidade

Produtos premium requerem matérias-primas premium. “Para iniciar essa nova fase para a Tianda, a equipe revisou sua lista de fornecedores”, diz Bruce Bejm, diretor de Vendas da Vallourec China para Line Pipe & Process Pipe. “Uma vez que identificamos as duas siderúrgicas locais mais adequadas para atender aos padrões da Vallourec em termos de segurança e qualidade, conseguimos acordos técnicos especiais com elas.”

Criar uma oferta premium também significa fabricar produtos de acordo com os padrões relevantes da indústria. “Quando iniciamos esse processo em 2020, além da API 5L e DNV FT101, foi tomada a decisão de seguir as Práticas de Design e Engenharia da Shell (DEPs)”, diz Rita Sheng, gerente de Vendas Técnicas da Vallourec Tianda. “Esse conjunto de padrões rigorosos garante que nossos produtos premium sejam da mais alta qualidade e estejam prontos para atender às expectativas dos clientes.”

Para garantir o posicionamento da fábrica de Tianda como uma rota de fabricação fundamental para projetos de dutos na África, Oriente Médio e Ásia, a Vallourec também investiu de forma massiva em novos equipamentos de produção e controle de qualidade adequados para tubos e revestimentos anticorrosivos.

Como resultado, nos últimos três anos, a Tianda desenvolveu sua própria linha de revestimento. “Aproveitando a experiência de todo o Grupo, a Vallourec Tianda agora será capaz de fornecer pacotes que abrangem a classe de tubulação de linha de serviço ácido, bem como serviços de revestimentos FBE, 3LPE e 3LPP”, diz Markus.

Como a proximidade com o cliente é uma das premissas da Vallourec, o Grupo também tem participação majoritária nas linhas de acabamento na Indonésia. Localizada em Batam, a fábrica PTCT está aumentando o impacto da Vallourec Tianda na região com capacidades de tratamento térmico e Ensaios Não Destrutivos de última geração.

Oferecendo aos clientes uma experiência premium

A Vallourec Tianda já começou a ver seus esforços para alcançar um nível premium valerem a pena. Grandes empresas de petróleo e gás, como a ENI, reconheceram o nível de qualidade do novo portfólio de produtos da Tianda. De fato, a ENI já qualificou a fábrica para as suas necessidades de tubos.

Os pedidos de novos aços e revestimentos também estão aumentando. Este ano, a usina entregará um pedido significativo de cerca de 24.000 toneladas de equipamentos para projetos Line Pipe onshore no Iraque. “Esse contrato, o primeiro nesse novo mercado para a Tianda, representa uma grande vitória para as equipes”, diz Bruce.

Em outro exemplo de avanços do nível premium na fábrica de Tianda – e seguindo as ambições da Vallourec em relação à redução de emissões de CO2 – o grupo implantou recentemente painéis solares. Isso permite que as instalações operem com fontes de energia sustentáveis.

“A evolução do nível premium de nossos sites de Tianda é um processo contínuo e com muitas promessas, tanto para nossos negócios localmente na China quanto na região do Oriente Médio,” acrescenta Markus.