VAM® SLIJ-3: desempenho superior no Mar do Norte para a TotalEnergies

A TotalEnergies estava em busca de uma conexão que oferecesse um padrão de confiança superior para um projeto no turbulento ambiente do Mar do Norte.
10/04/2024
OCTG

A TotalEnergies estava em busca de uma conexão que oferecesse um padrão de confiança superior para um projeto no turbulento ambiente do Mar do Norte. A Vallourec propôs a sua nova conexão semi-flush VAM® SLIJ-3, desenvolvida para suportar cargas críticas no offshore.

Buscando expandir e melhorar as operações no Mar do Norte, o fornecedor de energia TotalEnergies se preparava para enfrentar condições ainda mais rigorosas na região offshore. Encarando temperaturas de até 215°C, a empresa também identificou a possibilidade de permeação de lama na formação durante a fase de perfuração do poço, que resultaria no vazamento de gás. Sendo assim, a TotalEnergies precisava de uma conexão hermética a gás, resistente ao calor, com robustas capacidades de perfuração para casos de perda de lama e determinado desempenho de vedação dentro e fora do revestimento. Eles recorreram à Vallourec em busca de uma solução que atendesse a todos esses requisitos.

O pedido de hermeticidade externa a gás foi realmente único“, diz o gerente de Vendas Técnicas, Mark Byrne. Em seus 10 anos como parte da equipe de Vendas Técnicas, Mark nunca se deparou com uma demanda como essa. “Se você vier para a costa sul da Inglaterra, verá a formação de calcário branco dos penhascos de Dover“, diz Mark.

A formação pela qual eles pretendiam perfurar era muito semelhante a essa, em termos de composição. A pressão de perfuração da rocha aqui é muito próxima da pressão em que você começa a penetrar na rocha. Se a pressão for ligeiramente maior do que deveria ser, você terá perdas de lama. A TotalEnergies é a única empresa que conheço que está lidando com esse tipo de desafio.

Mark Byrne
Gerente de Vendas Técnicas

A Vallourec apresentou o VAM® SLIJ-3 para a TotalEnergies em 2017, compartilhando detalhes sobre a nova conexão e sua classificação de desempenho superior em comparação com seu modelo anterior, o VAM® SLIJ-II. A TotalEnergies, ciente da possibilidade real de permeação de lama e liberação de gás durante a operacionalização do seu projeto, viu o VAM® SLIJ-3 como a conexão ideal para esta aplicação.

Um projeto marcado pela confiabilidade

O VAM® SLIJ-3 é uma conexão premium semi-flush que foi vista como solução potencial para a ocorrência de perdas de lama durante a perfuração. “Quando você está no meio do Mar do Norte, um planejamento e uma mentalidade diferente se fazem necessários“, diz Mark. “Você deve considerar cada situação para garantir que não seja pego de surpresa e incapacitado. Qualquer baixa no tempo produtivo é uma grande perda para a empresa.

Representando a última geração de um produto com um legado de confiabilidade, o VAM® SLIJ-3 herda o design de rosca avançado da conexão VAM® SLIJ-II. Para um desempenho superior em ambientes offshore ultra-profundos, ele é equipado com maior capacidade de torque, um selo metálico para resistência à pressão interna e externa e capacidades aumentadas de compressão e tração.

Colocado à prova

Para verificar a sua qualidade de desempenho, a Vallourec trabalhou com a TotalEnergies para elaborar um protocolo de teste que simulasse as condições que o VAM® SLIJ-3 enfrentaria no Mar do Norte. A TotalEnergies precisava comprovar que a conexão teria hermeticidade externa a gás. “O desafio aqui é que qualquer teste de pressão externa que façamos nunca utiliza o gás como meio e sim fluídos, que são menos suscetíveis a vazamentos do que o gás“, diz Mark.

A equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Centro de Pesquisa da Vallourec em Aulnoye-Aymeries, França, colaborou com a TotalEnergies para criar um teste, especificamente, com essas variáveis.

Os testes físicos foram testemunhados pelo engenheiro de perfuração da TotalEnergies responsável pelo projeto, bem como por Mark Byrne e um inspetor independente da TotalEnergies. Duas etapas do teste ocorreram nas instalações de P&D: uma a 195°C e a outra a 215°C.

O VAM® SLIJ-3 atendeu os requisitos do protocolo de teste com sucesso. “Esse processo foi um verdadeiro trabalho em equipe no qual o cliente se envolveu ativamente“, diz Mark. “O orgulho dos resultados bem-sucedidos é compartilhado pelas duas empresas.

Saindo na frente

Com uma história excepcional por trás de sua primeira entrega no Mar do Norte, o VAM® SLIJ-3 é a conexão de revestimento semi-flush de mais alto desempenho até o momento. A aplicação da conexão em outras regiões, como o Golfo do México, onde mais de 45 mil unidades foram instaladas com sucesso, indica uma tendência de circulação global cada vez maior do produto.